Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Festival celebra 90 anos de Sérvulo Esmeraldo no Crato; Dodora Guimarães é curadora

29 out 2019 | Notícias

Por Lucas Magno

De 30 de outubro a 30 de novembro, o Crato recebe o Festival Sérvulo Esmeraldo 90 anos. O encontro, que reúne uma extensa programação de cursos, oficinas, residências artísticas e exposições, celebra o aniversário do artista cratense, morto em 2017. Dodora Guimarães, companheira do homenageado, é idealizadora do evento e também curadora da feira, juntamente com Marcus de Lontra Costa.

Dodora Guimarães está à frente do festival, com o Instituto Sérvulo Esmeraldo. Foto: Arquivo

As inscrições já estão encerradas. Todas as atividades são gratuitas e estão centradas na formação artística. “Visando contribuir para o fortalecimento do meio cultural no âmbito das Artes Visuais no Crato e em toda a Região do Cariri, com ênfase na importância da informação, do conhecimento e do intercâmbio cultural, o Festival Sérvulo Esmeraldo 90 Anos quer movimentar a cena local de forma dinâmica e consequente”, explica Dodora, presidente do Instituto Sérvulo Esmeraldo.

>> LEIA TAMBÉM: XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará tem homenagem a Sérvulo Esmeraldo

Exposição Babinski

Um dos destaques da programação é a exposição inédita e antológica em homenagem ao polonês Maciej Babinski. Há 27 anos, o artista adotou o Cariri cearense como extensão de sua casa e de sua arte.

Maciej Babinski. Foto: Agência Brasil

Com residência e ateliê em Várzea Alegre, Babinski ficou conhecido com seu trabalho com as filigrana, uma técnica de trabalho ornamental construído com fios e pequenas bolas de metal soldadas para compor uma imagem. A mostra reunirá obras como desenhos, gravuras e pinturas, produzidos entre 1967 e 2019.

Residência

A residência artística também é um diferencial do evento e conta com a participação das artistas visuais Rochelle Costi e Mônica Nador e o fotógrafo Gentil Barreira, que registrou vivências de Sérvulo Esmeraldo por mais de 30 anos.

Juntos, eles promoverão um momento de imersão e troca de experiências, com artistas selecionados, que irá resultar em uma exposição coletiva, com curadoria de Marcus de Lontra Costa e Dodora Guimarães, na URCA – Campus Pimenta.

O Festival Sérvulo Esmeraldo 90 anos acontece no Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo, data instituída pelo Governo do Estado do Ceará, por medida de lei. É uma realização do Instituto Sérvulo Esmeraldo, em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA) e Instituto Cultural do Cariri (ICC), com o apoio institucional do governo estadual, por meio da Secretaria da Cultura do Estado, e da Prefeitura do Crato, com agradecimentos à Enel.

Confira a programação completa aqui.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE