29 jul 2023 | Notícias
Momento foi uma oportunidade para debater sobre o mercado internacional de energias renováveis
O Vice-Presidente da Fiec, André Montenegro, recebeu uma delegação de pesquisadores vindos da província de Gansu, na China, na manhã dessa sexta-feira (28), com o objetivo de apresentá-los ao Sistema Fice e ao cenário da produção de energias renováveis no Ceará. O momento foi marcado pela presença de importantes nomes, como o conselheiro na Gansu Jindun Chemical, Zhang Xiaojun.
LEIA MAIS >> Ricardo Cavalcante é homenageado com Troféu Clóvis Rolim, maior comenda do comércio cearense
Fiec e Sindilacticínios unem ações para fortalecer o Programa Ceará Sem Fome
Os doutores da Universidade de Tsinghua, Wang Maoxian e Duan Chenye, também estiveram presentes na ocasião. Alberto Antunes, Coordenador na Secretaria Executiva de Atração de Investimentos e Inteligência Comercial, ligada à Secretaria das Relações Internacionais do Estado do Ceará (SRI), também participou do momento, e pontuou sobre a importância de iniciativas como essa no estado.
“Este momento faz parte de dois memorandos de investimento que o Ceará assinou com a Gansu Science and Technology Investment Co. e com a Gansu Tsinghua University Energy, voltados para intercâmbios culturais e tecnológicos, e também para investimentos na área de energias renováveis, química, hidrogênio verde e outras áreas de interesse entre ambas as partes”, explicou Alberto.
Na ocasião, o conselheiro Zhang Xiaojun falou sobre existir uma preocupação do investidor estrangeiro sobre os obstáculos que possam surgir na aplicação de recursos no Brasil. “Nós percebemos que a suas pesquisas estão muito avançadas sobre o futuro do mercado de energias renováveis no Ceará e, em geral, do Brasil, no contexto internacional”, pontuou sobre as soluções apresentadas pela Fiec.
Em seguida, o conselheiro se mostrou confiante sobre as soluções apontadas: “Essa combinação com os Governos Federal e o Estadual facilita muito para os investidores terem acesso às informações e saberem quais os riscos, em termos de burocracia, para investir no Ceará com confiança. É importante que esta informação seja reunida e levada para todos os empresários que pretendem investir aqui”.
A apresentação do Observatório da Indústria foi feita pelo Gerente de Projetos Dennis Cardoso, com todas as soluções em inteligência de dados que atendem às indústrias e às instituições públicas e privadas. O Doutor da Tsinghua University, Wang Maoxian, apresentou brevemente os estudos que atualmente são realizados na China para a redução dos custos de produção de energias renováveis.