Com previsão de estreia para os cinemas nacionais no dia 21 de novembro, o filme ‘A Vida Invisível’, do cearense Karim Aïnouz, vem ganhando destaque também no exterior. O site The Hollywood Reporter divulgou uma lista com todos os favoritos nas principais categorias da premiação, e o longa nacional aparece entre os cinco filmes apontados como ‘frontrunner’ da categoria ‘Melhor Filme Internacional‘.

OUÇA O PODCAST > > MT Cast #01 | Karim Aïnouz fala de cinema cearense, Fernanda Montenegro e afetividade; ouça

O longa está na busca pela vaga ao Oscar e tem Fernanda Montenegro no elenco. Cerca de 11 mil espectadores já assistiram ao filme em festivais, e a estreia no circuito norte americano deve acontecer em 20 de dezembro.

Outros veículos como The Playlist, Indiewire e Awards Circui apontam ‘A Vida Invisível’ em uma possível indicação. O jornalista Guy Lodge, da Variety, por sua vez, afirma que o longa-metragem pode ser considerado “um forte concorrente do Brasil na corrida ao Oscar de Melhor Filme Internacional”.

Cena do filme com a atriz Carol Duarte – (Crédito: Divulgação)

O filme

Definido pelo cineasta como um melodrama tropical, a obra apresenta nos papeis principais duas jovens estreantes no cinema. Tanto Carol Duarte, reconhecida por seu trabalho na TV aberta, como Julia Stockler, experiente atriz de teatro, foram escolhidas após participarem de um concorrido teste com mais de 300 candidatas. O elenco traz ainda Fernanda Montenegro, como atriz convidada, Gregorio Duvivier, Bárbara Santos, Flavio Bauraqui e Maria Manoella.

Premiado

O sétimo filme da carreira de Karim já levou diversos prêmios no mundo, entre eles, como o Grand Prix da mostra Un Certain Regard, no Festival de Cannes – inédito na história do cinema brasileiro. ‘A Vida Invisível’ foi selecionada para pelo menos 5, dos 10 Festivais mundiais, que compõe o que os especialistas chamam de “Circuito de Festivais para o Oscar”: TIFF, Mill Valley, Hamptons, Middleburg Film Festival e BFI. E ainda nos EUA foi também selecionado por outros importantes Festivais como o Chicago Film Festival, Aspen Film Festival, Orcas Island Film Festival e Philadelphia Film Festival.