Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Fortaleza é destaque no livro internacional ‘Guia de Desenho de Rua para Crianças’

4 ago 2020 | Notícias

Por Redação

As ações de mobilidade urbana para as crianças de Fortaleza são destaque na publicação internacional “Designing Streets for Kids“, ou “Guia de Desenho de Rua para Crianças“, da entidade norte-americana Nacto-GDCI. Com lançamento na próxima quinta-feira (6), o livro reúne experiências de projetos que atendem às necessidades das crianças e de seus cuidadores no contexto urbano em todo o mundo. O Mini Bicicletar, o Projeto Cidade da Gente, na Cidade 2000 e no entorno do Dragão do Mar, e a Área de Trânsito Calmo do Hospital Albert Sabin foram apresentados como referência e inspiração de projetos de mobilidade sustentável voltados para crianças.

“O design urbano é a coisa mais importante que podemos fazer para tornar as ruas mais seguras para todos. Usando os princípios de desenho do Designing Streets for Kids, podemos começar hoje construindo ruas na perspectiva de uma criança”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio. O guia tem como foco as necessidades específicas das crianças e de seus cuidadores, como pedestres, ciclistas e usuários de trânsito.

LEIA MAIS >> Roberto Cláudio e Carol Bezerra participam de lançamento da rede brasileira Urban95

Adoção: prefeitura e TJCE renovam cooperação que acelera processos na Capital

“Este guia integra o melhor do que funciona em diferentes países e contextos culturais para criar princípios universais para ruas com base em seus usuários mais vulneráveis”, disse a diretora da Global Designing Cities Initiative, Janette Sadik-Khan. O Designing Streets for Kids é um complemento ao Guia Global de Desenho de Ruas, que também estabeleceu uma nova linha de base global para o projeto de ruas urbanas.

O livro compartilha ferramentas, estratégias, exemplos de projetos e estudos de caso em vários países, além de fornecer recomendações e orientações. “A partir de um trabalho intersetorial, a cidade tem priorizado a causa da infância e da mobilidade sustentável, o que contribui também para o lazer e o fortalecimento de vínculos familiares”, complementou a primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra.

Atualmente, Fortaleza conta com seis estações de Mini Bicicletar. O sistema de bicicletas compartilhadas é voltado para crianças, promovendo mais lazer e mobilidade urbana infantil. Já as intervenções do Cidade da Gente, na Cidade 2000 e no entorno do Dragão do Mar, e a Área de Trânsito Calmo do Hospital Albert Sabin têm como objetivo garantir a segurança viária de crianças nos seus deslocamentos diários, por meio da implantação de intervenções de mobilidade, incluindo novas calçadas, travessias elevadas, nova sinalização de trânsito, iluminação e ações lúdicas.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE