Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Fundação Edson Queiroz lança Pedra Fundamental do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz

24 mar 2022 | Notícias

Por Jacqueline Nóbrega

A construção está prevista para iniciar em 2023

O governador Camilo Santana e o prefeito José Sarto prestigiaram o lançamento, ao lado de Lenise Queiroz, presidente da Fundação Edson Queiroz (Foto: Ares Soares)

Na manhã desta quinta-feira (24), aconteceu o lançamento da Pedra Fundamental do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz, que será construído no antigo Centro de Convenções do Ceará

LEIA MAIS >> Fundação Edson Queiroz abre exposição que celebra a Semana de 22

Clube Morena Rosa reúne convidadas para lançar coleção em Fortaleza

O novo equipamento de arte reunirá museu, teatro, auditórios e área de convivência com restaurantes e lanchonetes. O museu servirá para acolher a coleção de obras de arte da Fundação Edson Queiroz, bem como para a realização de exposições nacionais e internacionais, que atualmente acontecem no Espaço Cultural Unifor. A construção do complexo ficará sob a responsabilidade da Fundação Edson Queiroz. Ela está prevista para começar no início de 2023, e será feita em três etapas. A última etapa deve ser finalizada dentro de sete anos.

O projeto do complexo cultural é de autoria do arquiteto cearense Luiz Deusdará, renomado profissional com mais de mil obras espalhadas por todo o País e detentor de diversos prêmios nacionais e internacionais.

Edson Queiroz Neto e Camilo Santana (Foto: Ares Soares)

A solenidade de lançamento contou com a presença de autoridades cearenses, professores, alunos, egressos e gestores da Fundação Edson Queiroz.

O nome do completo é uma homenagem ao casal Yolanda e Edson Queiroz, pelo fomento às atividades artísticas e culturais no Estado e no Brasil.

A família de Airton e Yolanda Queiroz prestigiou o momento (Foto: Ares Soares)

Devolução

O governador Camilo Santana e a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, formalizaram em 7 de junho de 2019, a devolução do antigo Centro de Convenções para a construção do complexo cultural. A solenidade aconteceu na Reitoria da Unifor com a presença do chanceler Edson Queiroz Neto, da reitora Fátima Veras, de vice-reitores e diretores da universidade, além de secretários estaduais. A solenidade aconteceu após o Governo do Estado publicar no Diário Oficial do Estado (DOE) a lei nº 16.900, de 28/05/19, devolvendo a área de aproximadamente 14 mil m2 à Fundação Edson Queiroz.

A história do Centro de Convenções teve início em 1973. Em função de o Ceará não dispor de um espaço para abrigar eventos de grande porte à época, o chanceler Edson Queiroz resolveu doar o terreno ao governo estadual, para a construção do antigo Centro de Convenções. Por um longo período, o Centro de Convenções Edson Queiroz abrigou os principais shows, congressos e palestras do Ceará. Este ciclo terminou em 2012, com a inauguração do moderno Centro de Eventos pelo governador Cid Gomes.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE