Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Funeral do príncipe Philip é marcado por homenagens e procissão real

17 abr 2021 | Notícias

Por Redação

Príncipe Philip faleceu no dia 9 de abril (Foto: Reprodução/Twitter)

A família real britânica se reuniu neste sábado (17) para se despedir do príncipe Philip, esposo da rainha Elizabeth II, que faleceu no último dia 9, aos 99 anos. A cerimônia aconteceu na cidade de Windsor, na Inglaterra, e pôde ser acompanhada ao vivo pelo YouTube. Por conta da pandemia de Covid-19 no Reino Unido, apenas 30 pessoas, entre filhos, netos e outros parentes próximos estiveram presentes no funeral, que contou com uma procissão e momentos de homenagens. O Palácio de Buckingham pediu aos britânicos que não tentassem participar do momento para evitar aglomerações.

LEIA MAIS >> Príncipe Philip morre na Inglaterra; marido da rainha Elizabeth completaria 100 anos em junho

‘Você disse coisas muito chocantes aqui’, diz Oprah em entrevista com príncipe Harry e Meghan Markle

A despedida do esposo da rainha Elizabeth II começou por volta das 10h30, no Castelo de Windsor, uma das residências da realeza, ao som da banda dos guardas reais. O caixão com o corpo foi levado por oficiais fardados a um Land Rover adaptado. Acima dele, estavam a sua bandeira, espada e chapéu naval.

O caixão foi transportado em uma Land Rover verde, projetada para a ocasião (Foto: Reprodução/Twitter)

O príncipe Philip, que serviu como oficial da Marinha na 2ª Guerra, desejava uma cerimônia de estilo militar. Por isso, o caixão não foi transportado em um carro funerário, mas sim em uma Land Rover verde do Exército, que ele desenhou especialmente para a ocasião. O projeto do duque de Edimburgo — um dos títulos de Philip — foi feito por ele há 16 anos e determinava a pintura do veículo em verde-oliva.

Procissão

Os príncipes Charles, William, Harry e outros membros da realeza seguiram o carro a pé, em procissão que seguiu até a Capela de São Jorge. A rainha Elizabeth foi em outro carro, ao lado de uma dama de companhia. William e Harry, inclusive, não andaram “lado a lado” durante a procissão, como havia adiantado que aconteceria a imprensa britânica. Este foi o primeiro encontro dos dois desde a entrevista de Harry e Meghan Markle à apresentadora Oprah Winfrey.

Inclusive, Meghan não esteve presente na cerimônia e ficou nos EUA por recomendações médicas. A esposa de Harry está grávida do segundo filho do casal.

A cerimônia teve um minuto de silêncio na Capela de São Jorge (Foto: Reprodução/Instagram)

Ao chegar na capela, o caixão foi recebido com um minuto de silêncio, o hino nacional e uma salva de tiros. A cerimônia interna, comandada pelo deão de Windsor e pelo arcebispo de Canterbury, dividiu momentos entre discursos dos dois e cantos do coral. Na capela, cada núcleo familiar respeitou o distanciamento social.

Posicionadas à frente do caixão do duque de Edimburgo, estavam as medalhas e condecorações que ele recebeu em vida. Todas ela foram citadas durante o funeral.

Detalhes

Kate Middleton, esposa do príncipe William, estava entre os 30 convidados do funeral. A duquesa de Cambridge tinha um bom relacionamento com o avô do marido e escolheu um look especial. Na cerimônia, ela usou um colar de pérolas pertencente a rainha.

Kate Middleton usou colar para homenagear a rainha (Foto: Reprodução/Instagram)

O colar de pérolas japonesas, faz parte da coleção de Elizabeth, e foi usado uma vez pela falecida sogra de Kate, a princesa Diana, em um banquete oficial para a Holanda, em 1982. A gargantilha foi feita com pérolas presenteadas à rainha pelo governo japonês, nos anos 1970. Kate já havia usado a peça em novembro de 2017.

Luto nacional

O período de luto na Inglaterra termina neste sábado (17). A família real, porém, cumprirá duas semanas de luto, os membros da realeza comparecerão a compromissos usando faixas pretas. Desde a morte de Philip, as bandeiras estão a meio mastro no Reino Unido. A matriarca da família real, inclusive, já tem data para voltar ao trabalho após a morte do marido: 22 de abril.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE