Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Gláucia Mota, grande articuladora da moda cearense, falece aos 83 anos

3 jul 2023 | Notícias

Por Redação

Pioneira na indústria cearense, ela foi a primeira mulher a ocupar o posto de vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), em 1988

Gláucia Mota prestigiou a 12ª edição do MaxiModa (Foto: Arquivo MT)

Fashionista, guerreira e inovadora. Gláucia Mota, grande articuladora da moda cearense, faleceu aos 83 anos, nesta segunda-feira (3), e deixa um legado memorável. Pioneira não apenas na moda, mas na indústria cearense, ela foi a primeira mulher a ocupar o posto de vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), em 1988, e também a primeira a participar da Associação de Confecção no Ceará.

LEIA MAIS >> MaxiModa 2023: confira o line-up com Camila Coutinho, Mônica Salgado, Ju Ferraz e Marcello Bastos

Celina Hissa leva a marca Catarina Mina para feira internacional Splash Paris

Mulher com uma energia contagiante, Gláucia nasceu entre linhas, agulhas e tecidos. Levou seu trabalho a outros países e, sempre atuante, foi a primeira mulher a participar e ocupar cargos em entidades do setor.

O trabalho da mãe, a exímia artesã Odete Monteiro, já encantava seus olhos quando ainda era criança, na década de 1940. Criada nesse ambiente, ela seguiu no ramo de confecções. Em 1970, abriu um pequeno ateliê em sua residência. O negócio prosperou e a loja ganhou endereço próprio na avenida Rui Barbosa, onde funcionou até 1998. Porém, problemas de saúde levaram Gláucia a fechar o estabelecimento.

A partir daí, ela passou a dedicar seu tempo e disposição a grupos de pesquisa, que lhe rendeu inúmeras viagens. Suas referências estiveram, sobretudo, na moda de rua, nos museus e brechós de Paris. Na sua casa, um verdadeiro resgate no tempo. Um vasto acervo de louças, esculturas, roupas e acessórios não são apenas objetos, mas peças que contam histórias dos lugares onde a consultora de moda colocou os pés.

Uma pessoa bastante ativa, dinâmica e que sempre acreditou no potencial da moda cearense, Gláucia apresentava peças que traduziam a nossa identidade e o artesanato local, chegando a vender suas criações para Espanha, Portugal, França, Inglaterra e Japão e participando de várias edições da Fenit – famosa Feira Nacional da Indústria Têxtil – com grupos do Ceará. Com olhar diferenciado e sensível, Gláucia Mota soube fazer a diferença por onde passou.

Despedida

O velório acontecerá nesta segunda-feira (3), a partir de 16h, na funerária Ternura, na Aldeota. Já a missa de corpo presente será realizada no mesmo local na terça-feira (4), às 9h. O sepultamento acontecerá no Cemitério Parque da Paz.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE