28 mar 2025 | Notícias
Projeto contará com a participação de 17 instituições públicas, privadas e do terceiro setor
Em evento no Palácio da Abolição, na quarta-feira (26), o governador Elmano de Freitas comandou o lançamento do Comitê Estadual de Negócios de Impacto (Ceni), grupo que contará com a participação de 17 instituições públicas, privadas e do terceiro setor para coordenar ações de articulação, fomento, regulação e monitoramento dentro do contexto local. O Ceni terá como prioridades o incentivo ao empreendedorismo social, a estruturação de instrumentos financeiros inovadores e a promoção da cultura de impacto nas políticas públicas estaduais. O evento contou com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
LEIA MAIS >> Fundação Beto Studart promove encontro do Programa de Mentoria Jovens Protagonistas
“Quem vai estar neste comitê é gente que tira uma parte da sua vida para pensar que políticas podemos desenvolver para encurtar caminhos para muitos”, destacou o governador na ocasião.
Farão parte do Comitê a SDE; Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz); Junta Comercial do Ceará (Jucec); Universidade Estadual do Ceará (Uece); Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece); Secretaria Estadual do Trabalho (SET); Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece); Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa (Funcap); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Universidade Federal do Ceará (UFC); Federação das Indústrias do Ceará (Fiec); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio); Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec); Assembleia Legislativa do Ceará (Alece); Banco do Nordeste (BNB); Associação Somos Um e Instituto de Cidadania Empresarial (Ice).
Ticiana Rolim, fundadora da Associação Somos Um, se emocionou ao relatar a união de forças para auxiliar um grande nicho de pessoas. “Hoje se entrelaçam diversos setores. Cada um traz uma contribuição única, mas juntos tecemos uma harmonia necessária para a realização dos nossos objetivos. Acredito que é por meio do Poder Público que poderemos resolver problemas em larga escala”, afirmou.
Fortaleza ainda sediou este mês o Encontro Anual da Coalizão pelo Impacto, reunindo representantes das organizações correalizadoras e coordenadores locais das seis cidades em que o programa atua (Fortaleza, Belém, Paranaguá, Brasília, Campinas e Porto Alegre). O evento fortaleceu o diálogo entre empreendedores, investidores e representantes do setor público e acadêmico para avançar na agenda de impacto social no Brasil.
Ticiana Rolim, que também participa do projeto, ressaltou a importância desse encontro: “Garantir que negócios de impacto tenham condições justas de crescimento é fundamental. A nova legislação para negócios de impacto é um passo essencial nesse caminho”.
O evento contou com visitas institucionais a iniciativas locais, encontros estratégicos e a adesão da Somos Um ao programa “Ceará sem Fome”. Além disso, a programação incluiu uma visita à primeira-dama do estado, Lia de Freitas, para promover o diálogo entre governo e setor de impacto, e a participação no evento de lançamento do Ceni.
Criada para impulsionar negócios que combinam propósito e resultado, a Coalizão pelo Impacto tem desempenhado um papel fundamental no ecossistema de impacto brasileiro. Somente em 2024, foram produzidas oito publicações sobre o setor, promovidos 13 cursos e formações, realizados 97 eventos e destinados R$ 1,76 milhão para organizações nas cidades onde atua.
O lançamento do Ceni e o Encontro Anual da Coalizão pelo Impacto marcam um momento histórico para o Ceará, consolidando o estado como referência na construção de um futuro mais inclusivo, sustentável e inovador para os negócios de impacto no Brasil.