Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Hemoce faz agendamento online para receber doações de sangue

25 mar 2020 | Notícias

Por Redação

Em meio à pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) lançou a campanha “Você também pode salvar vidas” para garantir o estoque de bolsas de sangue até a Semana Santa em Fortaleza e no interior. Assim, foi disponibilizado um site, em que há como fazer o agendamento da data e do horário para realizar as doações.

A diretora-geral do Hemoce, Luciana Carlos, diz que durante o feriado da Semana Santa costuma haver uma necessidade de transfusão maior que no Carnaval. Ela reforça que a convocação é para voluntários jovens e saudáveis.

LEIA MAIS >> Máscaras cirúrgicas serão feitas e doadas a hospitais do CE; Grupo precisa de insumos

Campanhas arrecadam doações para hospitais e população vulnerável em Fortaleza

“Na situação atual, a gente aconselha que aquelas pessoas acima de 55 anos de idade, fiquem em casa, façam a quarenta e se preservem mais. Neste momento, o convite da solidariedade é direcionado aos voluntários mais jovens e saudáveis e quem venha doar individualmente, sem acompanhantes”, pontua Luciana Carlos.

O objetivo da ação de agendamento online, explica a coordenadora da triagem clínica da instituição, Bruna de Souza, é evitar a propagação do vírus e garantir maior segurança aos doadores em todas as unidades. Nestes locais, destaca, há distribuição de álcool em gel para todas as pessoas que chegam, limpeza das maçanetas de portas e corrimãos, além de distanciamento entre as cadeiras da coleta para evitar contato físico entre doadores.

Segundo o Ministério da Saúde, as pessoas que viajaram para áreas de riscos não podem fazer a doação por, pelo menos, 30 dias. Já aquelas que tiveram confirmação de infecção pelo vírus ficam inaptas por 90 dias. “Está sendo feita uma abordagem na recepção do Hemoce para verificar se os voluntários estão com algum sintoma associado à gripe ou resfriados. Essas pessoas são orientadas a realizar a doação em outro momento”, explica Bruna de Souza.

Uma doação pode salvar até quatro vidas

Para ser um doador de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 quilos, ter entre 16 a 69 anos de idade e portar um documento oficial e original com foto. Os menores de 18 anos devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsáveis. O termo está disponível para download no site do Hemoce.

O tempo da doação varia, em média, de 40 a 60 minutos. Com uma bolsa de sangue é possível salvar até quatro vidas, já que o sangue doado é dividido em diferentes componentes. Homens podem doar a cada dois meses e, no máximo, quatro vezes por ano. Já as mulheres têm a possibilidade de doar a cada três meses, desde que totalizem até três doações por ano.

Locais para doar

Em Fortaleza, são três unidades que realizam coleta de sangue. A expectativa do Hemoce é montar postos de coleta em bairros ou municípios que ainda não tem uma unidade para que a população tenha o menor deslocamento possível. A instituição conta ainda com hemocentros regionais em Sobral, Crato, Juazeiro do Norte, Quixadá e Iguatu. Confira aqui os endereços.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE