8 nov 2024 | Notícias
A quarta edição do Jornada Sustentável Beach Park acontece entre os dias 04 e 08 de novembro, reunindo ações de educação ambiental, palestras e uma visita à Reserva Natural da Serra das Almas. A iniciativa veio com o tema “Reabilitar, Refaunar e Conservar – Ações do presente para o futuro” e é restrita a convidados, incluindo autoridades, parceiros e especialistas em meio ambiente.
LEIA MAIS >> Prêmio IEL de Talentos realiza cerimônia de homenagens em Fortaleza
Na segunda-feira (4), o evento teve inicio com uma visita exclusiva ao Arvorar, novo parque do Beach Park voltado à educação ambiental, pesquisa e conservação da biodiversidade brasileira. Realizado em parceria com as ONGs Associação Caatinga e Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), o projeto visa o repovoamento de aves nativas do Ceará em ameaça de extinção.
A expectativa é que o Arvorar seja inaugurado até dezembro deste ano.
No segundo dia de Jornada Sustentável, na terça-feira (5), a programação foi realizada no Azul do Mar, espaço de eventos do Beach Park, e contou com uma série de palestras e painéis sobre o tema da edição. O momento contou com pesquisadores, biólogos, educadores ambientais e especialistas em meio ambiente de diversas regiões do país em uma série de palestras e painéis.
O CEO do Beach Park, Murilo Pascoal, e a gerente de sustentabilidade Raíssa Bissol, realizaram a abertura do momento. Na ocasião, foram abordados temas sobre a reabilitação e refaunação de espécies nativas do Ceará e do Brasil, além de destacar a importância da educação ambiental e da participação das comunidades para a proteção e o manejo adequado da fauna silvestre e dos biomas.
Entre os palestrantes, estiveram profissionais Leanne Soares, gerente do Parque Arvorar, e Fábio Nunes, da ONG Aquasis. O momento também contou com palestras de Camila Martins, bióloga e Fundadora e consultora da Em Prática – Consultoria em Projetos Educacionais (SP), e Romana Aguiar, coordenadora de Educação Ambiental do Parque Arvorar.
Neiva Guedes, presidente do Instituto Arara Azul e reconhecida por integrar o hall da fama da ONU Mulheres, também participu do Jornada Sustentável e falou sobre práticas e manejo em prol da conservação. Vanessa Kanaan, presidente do Instituto Fauna Brasil (SC), e Weber Girão, coordenador do projeto Soldadinho do Araripe (CE), também palestraram no evento.
O ciclo de palestras foi finalizado Marcelo Rheingantz, diretor executivo do Refauna Brasil (RJ).
Na quarta (6), quinta (7) e sexta-feira (8), a Jornada Sustentável pegou a estrada e chegou em Crateús. Os convidados desfrutaram de três dias na Reserva Natural Serra das Almas, considerada a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural do Ceará. O local, gerido pela Associação Caatinga, foi espaço para os convidados conhecerem mais uma etapa do Projeto Refauna Arvorar.
A região é casa de algumas espécies contempladas pelo projeto, as quais serão reintroduzidas em seu habitat natural. Além disso, os convidados participaram de diversas outras atividades voltadas para a repovoamento de fauna e preservação de espécies ameaçadas. O momento também reservou uma roda de conversa sobre o projeto de conservação do Periquito Cara-Suja e projeto Refauna.
Ainda, foi realizada uma edição especial do Passarinhar Serra das Almas, uma caminhada especial de observação de aves, que proporciona uma verdadeira imersão na biodiversidade da região. O encerramento se deu por meio de uma ação educativa voltada para os estudantes das escolas públicas do Porto das Dunas, Aquiraz, com o projeto Mãos à Horta.