logo

José Guedes participa de exposição em Portugal sobre centenário de Amália Rodrigues

Por Redação
José Guedes participa de exposição em Portugal sobre centenário de Amália Rodrigues
O artista plástico José Guedes participa da mostra que celebra o centenário da fadista Amália Rodrigues. Na foto, ele posa ao lado da obra autoral Constelação Amália (Foto: Divulgação)

O cearense José Guedes foi um dos artistas selecionados pela Galeria António Prates, uma das mais importantes de Portugal, para a exposição “Amália, um olhar contemporâneo”, que celebra o centenário da portuguesa Amália Rodrigues. Homenageando a memória da intérprete dos fados portugueses, a mostra é inaugurada nesta quarta-feira (18) e segue até 17 de dezembro, em Lisboa. 

LEIA MAIS >> Aliança Francesa promove eventos que estimulam imersão cultural no idioma francês

Equipamentos culturais retomam atividades presenciais em Fortaleza; confira lista

Na exposição internacional, o artista plástico apresenta a peça Constelação Amália. “Sempre tive uma grande admiração por Amália Rodrigues, tanto pela cantora como pela pessoa forte, altiva, revolucionária e extremamente bela. Mais que uma estrela, era uma constelação. Então incorporei à sua imagem, usando um xaile, que é um tipo de véu, a uma constelação real. O resultado final é uma silhueta dela impregnada de estrelas”, afirma.

Amália Rodrigues completaria 100 anos em 2020 (Foto: Milenio Stadium)

Com 47 anos de carreira, José Guedes é um nome reconhecido no meio artístico e já expôs em países como Alemanha, Estados Unidos, França e Itália. O artista multimídia também possui obras em galerias renomadas, entre elas: Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museum of Latin American Art e Daros Latinamerica.

Serviço

Exposição “Amália, um olhar contemporâneo”
Galeria António Prates – R. dos Industriais 6, Lisboa
De 18 de novembro a 17 de dezembro

Veja também