logo
X
PUBLIEDITORIAL

Aliança Francesa promove eventos que estimulam imersão cultural no idioma francês

Por Redação
Aliança Francesa promove eventos que estimulam imersão cultural no idioma francês
Em 2019, a instituição expôs desenhos em quadrinhos do artista Jean-Denis Pendanx. (Foto: Divulgação/Aliança Francesa)

Além de dominar um idioma, ser proficiente em uma língua implica também em aprender sobre a cultura e história onde se fala o idioma. É com o intuito de oferecer uma grande imersão cultural e, ao mesmo tempo, ensinar a língua francesa, que a Aliança Francesa Fortaleza, associação sem fins lucrativos que promove a língua e a cultura francesa há mais de 70 anos no Ceará, promove um conhecimento geral que amplia a experiência francesa da escola, por meio de exposições de arte, palestras, workshops, festivais de cinema, e outros eventos culturais. 

LEIA MAIS >> Por que é importante falar francês e como iniciar na língua

Como planejar e fazer um intercâmbio na França

“A cultura faz parte da aprendizagem da língua francesa. E a França continua a ser o país da cultura”, diz o diretor da Aliança Francesa, Marc Ellul. Segundo ele, os brasileiros de maneira geral desejam aprender o idioma francês, contudo possuem referências culturais do país que são, muitas vezes, “antigas e clássicas”. “A Aliança Francesa deseja que eles descubram a criação artística contemporânea francesa, bem como a dos países francófonos”, pontua. 

Marc explica que para a instituição é importante promover a diversidade cultural, valorizando todas as manifestações, o que facilita a aprendizagem do idioma. “Descobrir o francês através da cultura é um meio de enriquecer artística e intelectualmente, além disso facilita a aprendizagem da língua”, assegura. 

Calendário cultural

Durante todo o ano, a associação promove eventos culturais para ampliar a experiência dos alunos na língua, conforme destaca o diretor da instituição. “A Aliança Francesa organiza exposições de pintores franceses e brasileiros, de fotos, exposições científicas durante todo o ano – neste momento acontece a exposição científica sobre as línguas em perigo no mundo -”, pontua Marc Ellul.

Além disso, conforme ele, a Aliança Francesa também organiza palestras, especialmente durante o mês de março, quando é celebrada a francofonia (organização internacional de países e governos francófonos unidos pela língua francesa).

Festival

A fim de promover também uma imersão artística, conforme Marc Ellul, pelo menos uma vez por ano, a Aliança Francesa organiza com os alunos um espectáculo ao vivo, de música, dança etc. Ele explica que esses eventos contam com a parceria de instituições culturais locais como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, promovendo um intercâmbio. Entre os eventos promovidos em parceria com o aparelho cultural do governo do estado cearense, ele destaca o concerto do músico de jazz, Samy Thiebault, realizado em 2019. 

Concerto do músico de jazz,  Samy Thiebault. no Dragão do Mar. (Foto: Divulgação/Aliança Francesa)

Em 2019, a Aliança Francesa também promoveu um workshop e exposição do desenhador de quadrinhos, Jean-Denis Pendanx. Além disso, também faz parte do calendário cultural artístico da Aliança Francesa o Festival da Canção Francesa. Nesta ação, segundo Marc, a instituição busca jovens criadores cearenses para colaborar nos eventos artísticos oferecidos pela associação. “Não é indispensável que falem francês no início, e existe a possibilidade de bolsas para a aprendizagem do francês”, ressalta. 

Final nordestina do Festival da Canção Francesa, em Aracajú (SE), em 2019. (Foto: Divulgação/Aliança Francesa)

LEIA TAMBÉM >> Aliança Francesa promove imersão cultural que vai além do ensino da língua

Márcia Travessoni fala o que aprendeu após uma semana estudando francês

Segundo Marc Ellul, a instituição também tem como parceiro o tradicional Festival de Cinema Francês Varilux, que este ano acontece a partir do dia 19 de novembro, o que proporciona aos alunos o contato com a filmografia francesa, importante para adequação aos sons do idioma. 

Adaptações

Devido à pandemia, os eventos promovidos pela Aliança Francesa em 2020 estão acontecendo no formato virtual, por meio de lives que envolvem poesias, música e, até mesmo, histórias sobre a arquitetura francesa, no Instagram da Aliança Francesa. O perfil também reúne dicas de leitura e sobre a língua francesa. 

Veja também