Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Karim Aïnouz volta a Cannes pela 4ª vez; filme reconstitui romance de seus pais

13 jun 2021 | Notícias

Por Redação

Karim retorna a Cannes depois da última edição realizada, em 2019, onde foi premiado pelo longa “A Vida Invisível” (Foto: Arquivo MT)

O documentário “O Marinheiro das Montanhas“, do diretor cearense Karim Aïnouz, foi selecionado para a próxima edição do renomado Festival de Cannes e será exibido na faixa de Sessões Especiais do evento que acontecerá em julho. O quarto filme de Karim em Cannes fala sobre a história de amor dos seus pais: a brasileira Iracema e o argelino Majid.

LEIA MAIS >> Revista Gente por Márcia Travessoni traz Karim Aïnouz na capa

Filme do diretor cearense Karim Aïnouz é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2020

Diário de viagem filmado na primeira ida de Karim à Argélia, o novo filme reúne registros, filmagens caseiras, fotografias de família e arquivos históricos. “O Marinheiro das Montanhas” fala sobre o encontro de dois corações, mas também aborda a Guerra de Independência Argelina, memórias de infância e os contrastes entre Cabília (região montanhosa no norte da Argelia) e Fortaleza, cidade natal de Karim e da mãe do diretor.

Meu coração está nisso, nessa espécie de ‘memoir’ de mim mesmo”, disse o diretor em entrevista em maio passado, antes do anúncio da seleção para o festival francês, ao detalhar um filme que descreve como sendo “uma viagem de reconhecimento de dois países”. O filme é todo narrado por Karim, que lê uma carta para a sua mãe, já falecida, e torna-se uma companheira imaginária de viagem.

Trajetória

Karim retorna a Cannes depois da última edição realizada, em 2019. Naquele ano, ele participou do evento na mostra Un Certain Regard e foi premiado pelo longa “A Vida Invisível“, com Fernanda Montenegro, que mais tarde seria escolhido como o representante brasileiro no Oscar de 2020.

Cannes também foi responsável pela estreia dele com “Madame Satã” (2002) e pelas aplaudidas sessões de “O Abismo Prateado” (2011), na Quinzena dos Realizadores. Cancelado em 2020 por conta da pandemia, o festival neste ano se acontecerá entre os dias 6 e 17 de julho.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE