Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Leitura na adolescência: menos obrigação e mais prazer

21 fev 2019 | Notícias

Por Lucas Magno

Preocupação constante dos pais, transformar os filhos em leitores exige empenho desde os primeiros anos de vida de uma criança, e quanto mais cedo ela adquirir o hábito de ler, maior a chance de carregar o gosto pela leitura por toda a vida. Através do hábito da leitura, os adolescentes têm a oportunidade de compreender o mundo que os rodeia a partir de novas e diferentes perspectivas.

As formas como esse incentivo vai acontecer é de suma importância no desenvolvimento literário, principalmente dos jovens, e escolas como o Ari de Sá têm estratégias que são referência no país nesse quesito. “Os projetos ajudam a motivar os alunos, apresentando para eles o prazer da leitura. Que ela seja vista como entretenimento. Um dos nossos grandes desafios é mostrar como os livros são prazerosos”, revela a professora Joelma Almeida, chefe do Departamento de Língua Portuguesa do Ari de Sá. Comentamos recentemente sobre os projetos especiais que a Biblioteca Infantil do Colégio tem realizado para a evolução do conhecimento dos alunos (veja a matéria completa AQUI), agora chegou a vez de explorar a Biblioteca Juvenil da instituição, que já chama atenção pela estrutura que recebe seus estudantes. Os ambientes são amplos, aconchegantes, convidativose determinantes para uma leitura de qualidade, com direito a 747 cabines individuais de estudos e 36 salas equipadas para grupos, no total, além de computadores para pesquisas virtuais.

Professora Joelma Almeida durante um dos projetos
Daniele de Oliveira, Bibliotecária das sedes da Av. Major Facundo e Av. Duque de Caxias

Hoje no Colégio Ari de Sá, juntando as bibliotecas juvenis da Av. Major Facundo, Av. Duque de Caixas, Av. Washington Soares e Rua Monsenhor Catão, somam 33.571 títulos e 78.137 exemplares, que passeiam pelos mais variados temas, presenteando os alunos com obras que, além de ajudá-los a compreenderem o mundo, formam personalidades críticas, os preparam para um futuro promissor e aguçam a criatividade.

Numa fase da vida em que os jovens estão desenvolvendo seu caráter, viabilizar ações que impulsionem o gosto pela leitura são essenciais no colégio. No Ari de Sá um dos projetos que tem dado mais resultado é o “Leitura On“, uma parceria da Biblioteca Juvenil com a equipe de professores de língua portuguesa, com alunos do Ensino Fundamental II, onde o foco é criar atividades de leitura esmiuçando diversos gêneros literários, culminando com contações de histórias, recitais de poesia e peças teatrais. “Agrega muito conhecimento ao aluno. Primeiro que saímos do ambiente da sala de aula e o aluno se apropria da biblioteca como se ela fosse uma extensão, fazendo parte do seu dia a dia”, afirma Joelma. E tem dado certo, o fascínio pelos livros é uma realidade poderosa na escola, e quando se trata de leitura na adolescência, é preciso lembrar que, nessa época, há um desejo de entender melhor a si próprio e as transformações que ocorrem nesse período de transição. Se a leitura levar os adolescentes à reflexão e ajudar a assimilar as mudanças, com certeza ela se tornará prática constante e permanente em suas vidas.

LEIA TAMBÉM: Leitura para o desenvolvimento: Biblioteca Infantil do Colégio Ari de Sá é destaque pelos projetos especiais

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE