Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Lenise Queiroz Rocha planta ipê amarelo em alusão ao Dia do Meio Ambiente

5 jun 2021 | Notícias

Por Redação

A árvore, símbolo de Fortaleza, foi plantada por Lenise Queiroz Rocha ao lado de um pau-brasil, plantado anteriormente pelo visionário Edson Queiroz. (Foto: Ares Soares)

A presidente da Fundação Edson Queiroz (FEQ), Lenise Queiroz Rocha, plantou um ipê amarelo, árvore símbolo de Fortaleza, no campus da Universidade de Fortaleza (Unifor) neste sábado (5). O ato simbólico reforça o compromisso da FEQ com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável. A iniciativa faz alusão ao Dia do Meio Ambiente e encerra a 14º Semana Internacional do Meio Ambiente, realizada de 1º a 5 de junho pela Unifor.

LEIA MAIS >> Você ACHAVA que sabia tudo sobre essas áreas verdes do Ceará

Iguatemi Fortaleza lança marketplace com frete grátis e mais de 150 marcas

“A Universidade de Fortaleza esteve sempre à frente do seu tempo.  Se você voltar 50 anos atrás, ninguém imaginaria que poderíamos chegar neste bairro, neste local onde nós estamos. Não é diferente com a preocupação com o meio ambiente, com a pesquisa, com as artes. Então essa é uma grande preocupação nossa e isso veio de pais para filhos e espero para os netos e bisnetos. É com muito orgulho que aqui nós estamos plantando hoje esse ipê, que é símbolo da nossa cidade de Fortaleza, onde foi plantado o símbolo do Brasil, o pau-brasil, há 50 anos atrás”, disse a presidente Lenise Queiroz Rocha.

Também estiveram presentes na ocasião, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), professora Gina Pompeu, e o vice-reitor de Extensão e Comunidade da Unifor, professor Randal Pompeu.

Presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz, no campus da Universidade de Fortaleza (Unifor). (Foto: Ares Soares)

A árvore fica ao lado de outra cujas raízes estão firmes no campus há 50 anos graças ao fundador da FEQ, Edson Queiroz. A flor do ipê amarelo e o pau-brasil são considerados, respectivamente, a flor e a árvore nacionais, desde 1961, por meio do decreto assinado pelo então presidente Jânio Quadros. A árvore que floresce no Ceará a partir do mês de setembro e segue com flores até o início do período chuvoso foi declarada símbolo da capital cearense em março de 2021, após consulta pública.

Símbolo

O nome que designa o gênero da árvore plantada, tabebuia, é de origem tupi-guarani e significa pau ou madeira que flutua, remetendo à resistência do ipê. A flor do ipê amarelo foi declarada símbolo do Brasil há 60 anos. A árvore dessa espécie foi escolhida em 2021 como símbolo de Fortaleza. 

Gina Pompeu, Randal Pompeu e Lenise Queiroz. (Foto: Ares Soares)

O ipê-amarelo nativo da região ou caraúba, cujo nome científico é Tabebuia aurea, pertence a espécie da família Bignoniaceae. A árvore possui porte médio a alto e alcança a altura de 5 a 20 metros. A espécie nativa com forte viés paisagístico apresenta floração amarela e oferece um belo espetáculo da natureza, com um grande potencial para arborização urbana.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE