Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Livro da Editora Senac Ceará aborda o universo do bartender cientista

5 nov 2019 | Notícias

Por Lucas Magno

Técnicas e dicas da gastronomia líquida aprendidas atrás dos melhores balcões de bar do mundo agora estão disponíveis para quem deseja preparar um surpreendente cardápio de drinks. A Editora Senac Ceará lança o livro “Mixologia: o universo do bartender cientista“, dos autores Victor Quaranta e Henrique Ferrera, nesta quinta-feira (7), às 19h, na Livraria Senac Ceará, na unidade Senac Reference.

LEIA MAIS >> Black Friday do Senac-CE tem cursos a partir de R$ 30

Mas, afinal, você sabe o diferencial do bartender cientista? Segundo Victor Quarenta, o profissional busca os ‘porquês’ da técnica. “A investigação está relacionada a tudo acerca da coquetelaria como estrutura do gelo, física do movimento da coqueteleira, design aplicado, análise sensorial e construção de sabores“, afirma o bartender e mixologista.

Segredos de bar

Com uma escrita leve e objetiva, em meio a expressivas e impactantes fotografias de Henrique Ferrera , o livro traz informações sobre os segredos de bar que nunca foram documentados. Na obra, o leitor pode desmistificar as técnicas da coquetelaria com as dicas de Victor Quaranta.

A utilização de ingredientes artesanais da panela ao copo, modos de elaboração e criação de coquetéis, drinks clássicos e exclusivos do autor compõem o sumário do exemplar de 200 páginas. “O intuito do livro é também propor uma discussão sobre a coquetelaria com um olhar filosófico”, revela Victor.

“Toda essa ciência fica ainda mais divertida quando se trata de observar a coquetelaria com um olhar romântico. Para um mixologista, a gastronomia líquida é ciência e paixão“, diz.

Para o designer e fotógrafo Henrique Ferreira, responsável pelas imagens da publicação, a busca contínua por técnicas fotográficas são fundamentais para o processo criativo e um olhar apurado.

Drink Mojito Molecular (Foto: Henrique Ferreira )

“A construção do livro contou com esse cuidado. Afinal, o fruto da persistência e do aprendizado sobre a luz transforma o modo de como vemos as coisas, nos permite criar imagens diferenciadas e de alta qualidade”, comenta Henrique.

Durante o lançamento da obra, no Senac Reference, haverá um momento para autógrafos dos autores além de um coquetel com a reprodução de drinks do livro feitos por Victor Quaranta.

O público também terá a oportunidade de aprender técnicas da coquetelaria com Victor. No dia 11 de novembro, o Senac Rerefence realiza o workshop “Criação de Coquetéis“. Mais informações: (85) 3433.3884.

Perfis dos autores

Victor Quaranta

(Foto: Divulgação)

Formado em gastronomia pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília, iniciou seus trabalhos como bartender em 2007. CEO da Drinks e Barman, empresa de formação e consultoria, gerenciou o projeto Drink Experience no estádio de Brasília na Copa do Mundo de 2014. Instrutor dos cursos de Qualificação em Bartender pelo Senac Nacional nos anos de 2014, 2015 e 2018. Prêmios de melhor carta de drinks pela revista Veja e Encontro Gastrô 2014. Jurado etapa regional (Brasília) Worldclass 2017 e 2018.

Henrique Ferrera

(Foto: Divulgação)

Nascido em Brasília, designer e fotógrafo por paixão. Atua profissionalmente há 18 anos no segmento de fotografias institucionais e publicitárias, onde é especializado em fotografias de gastronomia e arquitetura. No campo autoral, as culturas tradicionais e paisagens, especialmente paisagens noturnas, são suas especialidades. Sempre foi apaixonado por fotografia e todo universo que a envolve.

Serviço
Coquetel de lançamento do livro “Mixologia: o universo do bartender cientista”
Quando: 07/11 (quinta-feira), às 19h
Onde: Livraria Senac Ceará – Unidade Senac Reference (Av. Desembargador Moreira, 1301 – Aldeota)

Foto destaque: Henrique Ferrera

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE