Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

‘Lygia Clark 100 anos’: Max Perlingeiro revela detalhes da exposição e curadoria das obras

23 ago 2021 | Notícias

Por Redação

A exposição “Lygia Clark (1920-1988) 100 anos” será inaugurada nesta segunda-feira (23) (Foto: Crio.art)

Em entrevista ao Site MT, o galerista Max Perlingeiro revelou detalhes sobre a exposição “Lygia Clark (1920-1988) 100 anos”, inaugurada nesta segunda-feira (23), na Pinakotheke Cultural, no Rio de Janeiro. A mostra tem curadoria de Perlingeiro, em colaboração com o projeto O Mundo de Lygia Clark, e reúne cerca de 100 obras, sendo elas em diversos suportes e mídias: pinturas, desenhos, gravuras, bichos, trepantes, obra mole, casulo, objetos relacionais, fotografias e documentos, em sua grande maioria inéditas ao público brasileiro.

LEIA MAIS >> Max Perlingeiro fala sobre como a arte ajuda na travessia da pandemia

Espedito Seleiro ganha exposição no Rio de Janeiro a partir de setembro

“No dia 23 outubro de 2020, dia do aniversário de 100 anos de LC, fomos convidados pela Associação Cultural Lygia Clark para fazer a exposição do seu centenário no Brasil”, comenta. No texto de apresentação da exposição, Perlingeiro ainda apresenta uma emocionante carta para a artista, como se compartilhasse com ela todo o percurso de desenvolvimento da mostra, atravessado pela pandemia.

Max Perlingeiro nos bastidores da mostra (Foto: Reprodução/Instagram)

“Comecei a ler e reler tudo o que havia disponível sobre sua vida e sua obra, apesar de uma terrível sequela de memorização e atenção que o vírus da Covid-19 me deixou. Meu foco era o “impossível”: a descoberta de obras inéditas, uma das características dos projetos monográficos da Pinakotheke; fotografias; documentos; registros; e cartas”.

LEIA MAIS >> Amigos se despedem de Bia Perlingeiro com homenagens

Obra de Lygia Clark “Bicho”, 1960 (Foto: Jaime Acioli)

Max afirma que reunir todas as obras não foi uma tarefa fácil. “Foi um grande desafio. Lygia é uma artista que já teve as maiores exposições pelo mundo, Fundação Antoni Tàpies, na Espanha, e no Museu de Arte Moderna de New York, nos EUA, entre muitas outras. Então nosso foco era produzir uma exposição com obras inéditas e cobrindo todo o percurso da sua produção artística dos anos 1940 até o anos 1980″, explica.

Detalhes

No espaço da Pinakotheke, localizado no bairro de Botafogo, a mostra é apresentada a partir de uma cronologia que está segmentada ao decorrer de 17 traços conceituais que compõem a trajetória da artista. Cada uma dessas divisões está guiada por textos de parede escritos pelo curador e crítico Paulo Herkenhoff, desenvolvidos para auxiliar a compreensão e a evolução das criações.

Foto da exposição (Foto: Divulgação)

Além disso, a exposição que faz parte de uma série de homenagens que celebram o centenário da artista desde o ano passado abarca um ensaio fotográfico produzido pelo fotógrafo Alécio de Andrade (1938-2003), registrando a performance “Arquiteturas biológicas II”, criada por ela em 1969 durante período que passou em Paris. Também serão realizados debates virtuais no canal de YouTube da Pinakotheke.

Foto da exposição (Foto: Divulgação)

O filme Memória do Corpo (1984), dirigido por Mário Carneiro, será exibido de forma contínua na galeria ao longo de todo o período expositivo. Nessa produção, o diretor capta registros da Estruturação do Self, última proposta desenhada pela artista.

Livro homônimo

Max também ressalta que a exposição é acompanhada pelo lançamento do livro bilíngue (português /inglês) “Lygia Clark (1920-1988) 100 anos”, com textos críticos inéditos, imagens e informações sobre as obras, uma seleção da correspondência pessoal entre Lygia e amigos artistas e intelectuais, fatos relevantes que marcam a sua relação com o Rio de Janeiro entre abril de 1947 a abril de 1988; e uma cronologia resumida atualizada.

“O primeiro texto do livro é Some Latin Americans in Paris, escrito pelo teórico e historiador de arte Yve-Alain Bois (Constantine, Argélia, 1952), que conheceu Lygia Clark ainda nos anos 1960 em Paris, e se tornou seu amigo próximo”, comenta.

Foto da exposição (Foto: Divulgação)

A publicação traz também a entrevista dada por Lygia Clark a Matinas Suzuki Jr. e Luciano Figueiredo em 1986, que só havia sido publicado um trecho no suplemento “Folhetim”, da “Folha de S. Paulo”, em 2 de março daquele ano. “Pelas amplas janelas do MAM” e “Relato de um paciente” são textos escritos por Lula Wanderley em 2021 especialmente para a exposição.

Arte de divulgação da exposição (Foto: Dilvulgação)

A mostra ficará no Rio de Janeiro até o dia 23 de outubro, data que marcaria o aniversário de 101 anos de LC. “Temos a intenção de levar a São Paulo e Fortaleza”, revela Max Perlingeiro. A visitação à exposição deve seguir os protocolos contra a Covid-19 adotados pela galeria, como uso de máscara e distanciamento, além de ter agendamento prévio feito pelo email da Pinakotheke [email protected] ou WhatsApp: +5521.97629-9683.

Serviço

Lygia Clark (1920-1988) 100 anos
Data: de 23 de agosto a 23 de outubro de 2021
Local: Pinakotheke Cultural (Rua São Clemente 300, Botafogo – Rio de Janeiro)
Mais informações: pinakotheke.com.br

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE