Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

M.Dias Branco utiliza Metaverso para treinar equipe de vendas

13 mar 2023 | Notícias

Por Redação

O grupo é o primeiro a adotar o sistema de realidade virtual

M.Dias Branco utiliza Metaverso para treinar equipes de venda (Foto: Divulgação)

M. Dias Branco, uma das maiores empresas de massas e biscoitos do país, já capacitou cerca de 2.500 vendedores e promotores de venda desde julho de 2021, transmitindo de forma imersiva e inovadora, os conceitos de “Loja Perfeita”, que estabelece um novo padrão de execução dos produtos no ponto de venda.

LEIA MAIS >> M.Dias Branco integra no Índice Teva Mulheres na Liderança pela segunda vez

Ricardo Cavalcante e representantes do Sindfrio participam da Seafood Expo North America 2023

Em um ambiente virtual coletivo, onde as pessoas realizam atividades guiadas por um avatar 3D customizado, a loja da companhia, criada no Metaverso, é a primeira dedicada a treinamento voltado para o varejo.

Mauro Alarcon, diretor de Tecnologia de Informação da M. Dias Branco, conta que chegou à empresa em 2020, durante a pandemia, tendo como um dos desafios apoiar o amadurecimento da área de Trade Marketing na Academia de Vendas criada pela companhia. “O primeiro pilar da evolução da empresa no trade foi baseado na cultura de vendas (sell out), com a capacitação da equipe”.

O projeto da Loja Perfeita é uma iniciativa que treina adequadamente vendedores e promotores de venda, de maneira didática, atrativa e ágil, com facilidade de acesso via smartphone, sem necessidade de óculos 3D e de maneira democrática e acessível a todos”,

pontua o executivo.

Com indústrias espalhadas pelas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, uma no Uruguai, a companhia estava em busca de tecnologias que pudessem dar mais efetividade ao treinamento de vendedores e promotores, que estão em todas as regiões do país. “Começamos em 2021, em um momento em que ainda não conseguíamos estar presentes fisicamente em outras cidades para ministrar os treinamentos presenciais, devido à pandemia, e precisávamos de alinhamento entre as equipes. Mas o treinamento no Metaverso se mostrou tão eficiente, que decidimos investir na evolução do projeto”, conta Mauro.

Atualmente existe quatro módulos de treinamento disponíveis, com mais de 12.500 horas de capacitação da equipe comercial, veja quais são:

  • Módulo 1: apresenta a execução básica e indicadores;
  • Módulo 2 é focado em canais e no entendimento do shopper;
  • Módulo 3 apresenta o Metaverso da Loja Perfeita;
  • Módulo 4 é focado em benchmarking e business.
M.Dias Branco utiliza Metaverso para treinar equipes de venda (Foto: Divulgação)

Pioneira usando o Metaverso em treinamento de profissionais de vendas, a M. Dias Branco contou com o apoio da 4Dmais, empresa especializada em tecnologias imersivas, para criar o ambiente virtual. “Todo o ambiente é interconectado com a realidade da empresa, seja para a compra de produtos ou capacitação dos promotores de venda responsáveis pela disposição dos produtos da M. Dias Branco nas gôndolas”, explica Kedma Tolentino, CEO da 4Dmais.

O ambiente imersivo da Loja Perfeita é idealizado para que os treinamentos sejam guiados, levando todas as informações relevantes de forma ágil, assim proporcionou também a redução de custos para a companhia e otimização do tempo dos profissionais. É possível caminhar pela interior de uma loja, entendendo, com exemplos da rotina, os conceitos de gôndola, sortimento, preço e merchandising, oferecendo a vivência e a percepção das melhores escolhas na prática.

Felipe Rama destaca que o ambiente do Metaverso proporciona o aprendizado de forma leve e com alto engajamento. Segundo ele, 93% dos participantes que realizaram o treinamento concluíram os cursos e mais de 50% refizeram o treinamento buscando o grau de conhecimento adequado e garantir qualificação para atuar com eficiência no ponto de venda.

Do ponto de vista macro, Rama ainda salienta que a execução da Loja Perfeita aprimorará, cada vez mais, o brand equity da M. Dias Branco – valor adicional que se atribui a algum produto ou serviço.

Próximos passos

O grupo M. Dias Branco planeja incluir no sistema a categoria de saudabilidade, por conta das últimas aquisições realizadas pela companhia (Latinex e Jasmine), e uma possível democratização e expansão do conceito da Loja Perfeita para capacitação de pequenos varejos e da equipe de vendas indiretas, liderada pelos distribuidores.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE