Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Maria Vital faz balanço de ações e conquistas do Distrito 4490 do Rotary Internacional em 2019

19 dez 2019 | Notícias

Por Redação

Empossada em junho deste ano como governadora do Distrito 4490 do Rotary Internacional, Maria Vital foi convidada pelo Site MT a fazer um balanço dos primeiros seis meses de sua gestão na instituição filantrópica que possui mais de 1,2 milhão de associados no mundo. Maria é a primeira mulher cearense a assumir o cargo, vigente até julho de 2020, e conta que seus principais desafios são preservar os valores rotarianos e intensificar os projetos humanitários mantidos pelo distrito.

“A minha grande meta é manter o distrito conectado e unido; mostrar a importância de ser rotariano e aumentar o número de associados; além de deixar a mensagem de que Rotary é serviço, é companheirismo, é cuidar da comunidade, mas também é amizade e respeito”, comenta.

LEIA MAIS >> Rotary: Conheça a instituição que busca melhorar a sociedade através do serviço humanitário

Na foto ao lado de Josilda e Walter Belchior, Maria Vital visitou o Rotary Club de Fortaleza – Alagadiço, em agosto

A visita aos 76 clubes que formam o Distrito 4490 nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí faz parte das estratégias de preservação do Rotary. Essa, portanto, foi a primeira missão de Maria: fornecer apoio e motivar os associados. “Até o momento, visitei 35 clubes. Minha intenção nesses encontros é estimular o conhecimento dos clubes por parte da sociedade, reforçar a importância de ser rotariano e incentivar a criação e manutenção de projetos sociais de impacto”.

Outra maneira de fortalecer a instituição é por meio de treinamentos e seminários com líderes nacionais. Em outubro, o grupo reuniu empresários na sede da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) para apresentar o Rotary e discutir a importância do setor privado no financiamento de projetos de responsabilidade social. Já em novembro, o Distrito 4490 realizou seminário sobre imagem pública e ações da Fundação Rotária, fonte de recursos para ações humanitárias da entidade. Entre as presenças ilustres do encontro, esteve o diretor do Rotary Internacional, Mário César Martins

Júlio Lóssio, Maria Vital, Denise e Mário César Martins em encontro na Fiec

Impacto social

A filantropia é o grande legado do Rotary Internacional, que tem como objetivo maior a erradicação da pólio no mundo. No Brasil, onde a doença não é mais detectada, a instituição atua na intensificação de serviços humanitários. No Distrito 4490, Maria Vital lidera importantes ações sociais.

Uma delas ocorreu em outubro, com a doação de dois leitos de UTI pediátrica para transplantados do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). A iniciativa foi liderada pelo Rotary Club de Fortaleza – Alagadiço, em parceria com o Rotary Club de Windsor Roseland, no Canadá. Juntos, eles arrecadaram US$ 30 mil para custeio dos equipamentos.

Registro da entrega dos leitos infantis no HGF

O Distrito 4490 também atuou de maneira intensiva na campanha contra diabetes do HGF, em novembro. A ação foi idealizada pelo médico Felipe Carvalho, que é associado do Rotary Club de Fortaleza-Alagadiço.

Foram realizados ainda vários eventos no Distrito de conscientização da campanha ‘End Polio Now’. No Piauí, no dia 1º de dezembro, aconteceu a ‘Correndo contra Pólio’, considerada uma das dez melhores corridas do Brasil e uma das quatro mais procuradas do Nordeste. Em sua terceira edição, a competição promovida pelo Rotary Teresina-Cajuína reuniu 800 corredores em prol da arrecadação de recursos para a Fundação Rotária que serão destinados à produção de vacinas.

Rotary marca presença no Mutirão Diabetes do HGF

Ações para 2020

Em fevereiro do próximo ano, a governadora do Distrito 4490 comanda o tradicional Raid social do Rotary. “É um evento para congregar e dar visibilidade ao Rotary. Faremos um percurso entre Fortaleza e a Lagoinha em carros 4×4. Chegando ao destino, iremos doar 30 cadeiras de rodas e diversas cestas básicas para a comunidade, além de oferecer serviços como medição de pressão arterial, emissão de identidade, e etc.”, explica.

Segundo Maria, a ação já passou por cidades como Jericoacoara e Canoa Quebrada. Em 2020, chega à Lagoinha.

Entre os dias 14 e 17 de maio, ocorre a grande conferência do Distrito 4490, no Vila Galé Cumbuco. Com a expectativa de reunir 1700 rotarianos do Ceará, Piauí e Maranhão, o mega encontro é um momento de comemoração e troca de experiências entre os associados.

Fotos: Arquivo

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE