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Marketing Digital 2023: veja dicas de como planejar conteúdos para plataformas digitais

25 jan 2023 | Notícias

Por Redação

A comunicadora Clara Dourado, que relança o workshop ‘Polinizar’, orienta estratégias sobre o tema

Trazendo uma abordagem teórica e prática, o workshop “Polonizar” realizado por Clara Dourado contará com exercícios de criação coletiva para promover uma melhor interação entre alunas e alunos (Foto: Imagem de drobotdean no Freepik)

Diante das atualizações recorrentes das redes sociais, é essencial que haja uma revisão constante de conceitos e ferramentas para estar em sintonia com o dinamismo do marketing digital e ter uma conexão relevante com o público nestas mídias. Quem fala mais sobre o assunto é a comunicadora Clara Dourado que relança o workshop de planejamento de conteúdo para plataformas digitais, o “Polinizar“, promovido no próximo sábado (28), em Fortaleza.

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Segundo ela, os primeiros passos para fazer um planejamento estratégico eficiente, atualmente, são a consciência de onde se quer chegar e o autoconhecimento. “Mesmo se você tiver muito conhecimento e recurso financeiro, sem clareza de quais são seus objetivos, entendimento do que te motiva (ou do propósito, como muitos gostam de chamar) e sem métodos para realizar esses sonhos, você não vai sair do canto. As gerações Y e Z são muito realizadoras, gostam de experimentar, estão em diversas plataformas digitais e buscam sempre novidades. No entanto, em termos profissionais, agir sem saber onde se quer chegar é desperdício do recurso mais valioso para todos nós: o tempo”, orienta a comunicadora.

A comunicadora Clara Dourado tem mais de 15 anos de expertise com marketing digital e social media (Foto: Rafa Eleutério/Voir Image)

Clara exemplifica esse movimento aliado ao debate sobre a importância da saúde mental, amplamente difundido após a pandemia. “É justamente por termos cada vez mais demandas digitais que ter foco e se conhecer são tão relevantes para encontrar esse equilíbrio entre a produtividade e o momento da pausa. Por isso, para mim, estratégia e autocuidado precisam caminhar de mãos dadas.

Estratégias para se destacar

De acordo com a Clara, a principal estratégia para destacar em seu nicho é saber ouvir. “Não acredito em fórmulas prontas como ‘poste sempre em tal horário’ ou ‘poste reels todos os dias com as músicas trending do Instagram’. Isso pode fazer um conteúdo viralizar? Claro. Mas não é isso que faz seu público permanecer na sua página ou muito menos comprar algo de você. O que conta pra essa conexão real é conteúdo útil e de qualidade, que resolva de fato um problema/uma dor da audiência”, afirma.

Quem se destaca no seu nicho é quem aprendeu a ser líder de uma comunidade. Não se preocupe tanto com os números, mas busque entender quais as dores, os desejos, as dúvidas e as limitações do seu público-alvo. Aí sim, você vai criar uma conexão real, produzirá conteúdo útil pros outros (e não só pro seu ego) e terá uma comunidade interessada no que você tem a dizer. Além disso, é muito importante ter um branding forte, entender o funil de vendas, criar um calendário editorial… dentre outros pontos”.

Desafios

Além disso, o processo de construção de um planejamento estratégico tem seus desafios, como o sentimento de insegurança, a desorganização processual e a falta de consistência. “Algumas empresárias e gestoras sofrem muito com a ‘síndrome da impostora‘. Elas sabem onde querem chegar, mas têm até vergonha de falar por acharem que não é possível. Acabam sonhando pequeno e realizando pequeno, consequentemente. Outro ponto desafiador é que muitas pessoas começam a empreender por paixão, mas sem estrutura ou estratégia, então vão crescendo sem organização, sem processos. Isso é muito prejudicial em muitos sentidos, especialmente para a gestão da equipe e para escalar um negócio”, diz Clara.

Aquela sensação de estar sempre “apagando incêndio” também pode ser outro desafio desse processo e culpa da falta de planejamento ou de consistência na execução do mesmo. “Às vezes, as pessoas começam a planejar e executar com muita energia, mas com o passar do tempo vão esquecendo de pontos essenciais e focando só no que é urgente. Em alguns casos, percebo também questões estruturais que às vezes impedem profissionais com grande potencial de prosperarem, pois faltam oportunidades de inserção ou destaque no mercado. As empresas e instituições que pensam no futuro têm o papel fundamental de semear no presente a ampliação de debates sobre sustentabilidade, equidade de gênero, igualdade racial e diversidade LGBTQIAP+”.

“Não adianta pensar só em inovação sem pensar no ser humano que vai operacionalizar essas tecnologias”,

comenta Clara Dourado.

Workshop

Trazendo uma abordagem teórica e prática, o workshop “Polonizar” realizado por Clara contará com exercícios de criação coletiva para promover uma melhor interação entre alunas e alunos. A primeira edição presencial do ano tem foco na abordagem teórica e prática dos temas discutidos, incluindo dados de pesquisas e métodos comprovados ao longo dos mais de 15 anos de expertise da comunicadora com marketing digital e social media.

A aula passeia pelas etapas de desenvolvimento de conteúdo para impulsionar a criatividade tendo em mente três pilares: essência e objetivos da marca; necessidade do público; análise de mercado. O evento acontecerá no sábado (28), de 10h às 15h, na Casa Fredericas (Rua Gonçalves Lêdo, 1226, Centro – Fortaleza). A inscrição pode ser feita por meio da plataforma online Sympla e custa R$ 150.

“Enquanto muitos cursos da área dão ênfase em ‘fórmulas prontas’ e ‘técnicas milagrosas’, eu acredito na artesania da criação adequada a cada realidade e a cada objetivo. Não podemos querer encaixar um grande volume de produção de vídeos na vida de alguém que possui três jornadas de trabalho, por exemplo. Mas esse desafio não significa que esta pessoa não possa nem deva usar plataformas digitais para divulgar seu trabalho e, consequentemente, aumentar seu faturamento. Ela só precisa encontrar uma maneira própria de incluir na sua rotina o hábito da criação de conteúdo de acordo com seus objetivos comerciais. Por isso, a importância de fazer um planejamento estratégico antes de tudo, para não publicar em vão e acabar se frustrando por não ter o retorno esperado”, explica Clara.

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