logo
X

Max Perlingeiro recebe prêmio por mostra ‘Leonilson por Antonio Dias’ em São Paulo

Por Rosi Melo
Max Perlingeiro recebe prêmio por mostra ‘Leonilson por Antonio Dias’ em São Paulo
'Leonilson por Antonio Dias' segue em cartaz na Galeria Multiarte até o dia 20 de fevereiro. Foto: Alex Campêlo

O galerista e crítico de arte Max Perlingeiro recebeu, na última segunda-feira (17), prêmio entregue pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) em reconhecimento à mostra “Leonilson por Antonio Dias – Perfil de uma coleção”, eleita como a melhor Exposição Nacional na categoria de Artes Visuais.

A solenidade, que ocorreu no Teatro São José, em São Paulo, premiou os melhores artistas e obras de 2019 nas seguintes categorias: Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infanto-Juvenil e Televisão.

LEIA MAIS >> Lide Ceará reúne associados em preview da exposição ‘Leonilson por Antonio Dias’

Max Perlingeiro acompanhado do diretor do Sesc São Paulo, Danilo Miranda, e da crítica de arte Aracy Amaral durante a cerimônia em São Paulo. Foto: Divulgação

A exposição

“Leonilson por Antonio Dias” reúne 38 desenhos e pinturas do artista cearense Leonilson (1957-1993) que fazem parte do acervo pessoal de seu amigo Antonio Dias (1944-2018), responsável pela curadoria da mostra.

A ideia da exposição surgiu em outubro de 2015, em Fortaleza, quando Antonio preparava uma mostra individual na Galeria Multiarte. Ele, acompanhado da esposa Paola Chieregato e Max Perlingeiro, conceberam juntos o projeto.

“Foi uma exposição construída a pedido de Antonio Dias, com a intenção de mostrar a sua amizade com o Leonilson e, ao mesmo tempo, exibir a sua coleção”.

“Não posso deixar de agradecer à família dele, que nos apoiou de imediato, participando de uma forma muito intensa desse projeto, abrindo todos os seus arquivos para que a gente pudesse concluir e produzir uma publicação tão relevante”, discursou Max ao receber a premiação.

Max Perlingeiro faz agradecimento especial à família de Antonio Dias após receber honraria. Foto: Reprodução

Em 2019, Max também foi contemplado com o Prêmio Ciccilo Matarazzo, concedido pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). Considerada uma das principais honrarias do Brasil, o prêmio reconhece a atuação de personalidades influentes no meio artístico.

Veja também