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MaxiModa 2023: confira os destaques das palestras na 15ª edição do evento

28 ago 2023 | Notícias

Por Redação

O evento comemorou 15 anos com o tema “A Força da Reinvenção”

Ju Ferraz participou de um talk com o tema: Quem é essa tal de experiência? Como realizar relações criativas (Foto: Gabriel Rissi)

O MaxiModa 2023 comemorou 15 anos, na sexta-feira (25), no Teatro RioMar Fortaleza, com palestras de nomes influentes nos segmentos do empreendedorismo, comunicação e moda.

LEIA MAIS >> MaxiModa 2023: participantes reforçam a importância do evento no calendário da cidade 

MaxiModa 2023: confira tudo o que rolou na 15ª edição do evento

A jornalista e criadora de conteúdo Mônica Salgado abriu o evento, e reforçou em sua palestra o poder da influência, que começou com a televisão e, hoje, está em voga com os influenciadores digitais.

Ela destacou que nos anos 2000 a grande reviravolta foi o holofote nas pessoas comuns com o nascimento dos blogs de street style e a ascensão dos reality shows.

“Nós passamos a nos interessas por quem não é estrela. Gente que podia ser a gente, com a vida parecida”.

Mônica Salgado participou com o tema: E agora, qual o futuro da influência no digital?
Os caminhos da evolução e o que nos espera daqui pra frente (Foto: Gabriel Rissi)

A jornalista destacou que as influenciadoras nasceram no Brasil com os blogs e conteúdo genuíno. Até chegar em uma era que a imagem superou o conteúdo, o que ela chama de “espetacularização do self”.

Mônica Salgado ainda deu caminhos para o que vem para o futuro como investir em collabs, menos publis e mais projetos, conteúdo orgânico e autenticidade. Ela também pontuou que não há fórmula que funcione para todo mundo, e chamou atenção para a tendência da superfragmentação.

“Autoridade só se constrói com constância e consistência”, afirmou, acrescentando: “Quem não se reinventa, fica datado, estagnado e perde a relevância”.

De volta

Diretor do grupo Soma e co-fundador da Farm, Marcello Bastos retornou ao MaxiModa após participar da 1ª edição do evento, em 2008. No seminário, ele contou sua trajetória inspiradora à frente da Farm, alé de dar detalhes da construção da Farm Global e explicar o nascimento do grupo Soma.

“Quando eu estive no primeiro MaxiModa, a Farm tinha 10 anos e faturamento de R$ 80 milhões. Hoje o faturamento da marca é de R$ 2 bilhões”.

O empresário fez um passeio pelos últimos 15 anos da marca, e compartilhou erros e acertos. Dentre os acerto, a criação do embrião do grupo Soma, com a junção da Farm e a Animale.

“Varejo de moda é um exercício de tentativa e erro. É experimentação, botar o bloco na rua”.

Marcello também salientou o sucesso da criação do ecommerce da marca carioca, em 2010, aproveitando o sucesso do blog Adoro Farm. Outro destaque pontuado pelo empresário foi a criação do código da vendedora, para que não houvesse competição entre loja física e ecommerce. A estratégia, desenvolvida para a Farm, hoje é muito comum nas marcas brasileiras.

Marcello Bastos participou com o tema: Marca de bilhões – As conquistas da Farm e
a criação do Grupo Soma (Foto: Gabriel Rissi)

Marcello pontuou ainda a importância da tecnologia, aplicada em todas as fases do produto, e explicou o nascimento da Farm Global, que segundo ele é o grande vetor de desenvolvimento do grupo Soma.

O grupo Soma oficialmente, aliás, nasceu em 2014, e hoje reúne marcas como NV, Chris Barros e Hering. Segundo ele, o diferencial é que a plataforma está a serviço das marcas. 

Marketing de experiência

A business woman Ju Ferraz foi a terceira convidada do dia. Diretora do Holding Clube, grupo de empresas de comunicação e experiências, a palestrante dividiu com os convidados sua experiência com eventos, a exemplo do Camarote Nº 1. 

“Evento é entrega. Vem de eventualidade. Tudo pode acontecer. Por mais que você planeje, surpresas podem acontecer”.

Ela também contou sua trajetória, e como dois episódios de burnout – ou esgotamento mental, em português -, a fizeram mudar de carreira. 

“Tenho muito orgulho da minha história. Mas o que aprendi é que preciso sempre me pôr em primeiro lugar. Demorei muito tempo para me priorizar”.

Ju Ferraz e Márcia Travessoni (Foto: Gabriel Rissi)

Ju também salientou que suas redes sociais a ajudaram a potencializar sua marca. Hoje ela também atua como criadora de conteúdo e é defensora do corpo livre. 

“Tinha vergonha de me posicionar nas redes, por ser uma mulher gorda. Levei tempo para quebrar esse medo e me mostrar para o mundo do jeito que era. Quando começo a falar sobre marcas, feminismo, valorizar o empoderamento da mulher, começo a me fortalecer”. 

A empresária adiantou aos participantes do MaxiModa as ativações que fará no festival de The Town, que acontece em setembro deste ano, em São Paulo, como marcas como Kit Kat. 

“A gente não para de trabalhar nunca. Quem trabalha com experiência, tem a responsabilidade de impactar a vida do outro”.

MaxiLevel

Com David LeeNathalia Gripp e Giovanna Gripp, sócias da brand Lasso Loungewear, o momento apresenta marcas de sucesso envolvendo comunicação e inovação que nasceram no Ceará e que têm ganhado destaque em suas áreas, moda e marketing.

David Lee falou da importância de sempre destacar o nordeste em suas peças, sempre evidenciando seu ponto de partida. O designer apresentou a trajetória, que inclui passagens pelo DFB Festival, SPFW, Casa de Criadores e Semana de Moda de Londres, no MaxiLevel.

Minhas inspirações são sempre o nordeste, é meu ponto de partida para qualquer coleção, trago isso como um apelo do que acredito como pessoa, do que eu quero colocar para o mundo”.

David Lee participou do momento MaxiLevel contando um pouco da sua história (Foto: Gabriel Rissi)

As irmãs Gripp destacaram toda a trajetória da marca, estratégias de sucesso, números, crescimento e marketing.

“Eu costumo dizer que começamos com dez, vinte e trinta peças, mas desde o começo a Lasso foi um sucesso”. 

As irmãs Gripp participaram do momento MaxiLevel (Foto: Gabriel Rissi)

Referência

Para encerrar o dia de insights, a influenciadora digital e empresária, à frente da da GE Beauty, Camila Coutinho, foi recebida por Márcia Travessoni para compartilhar com os participantes sua experiência e influência dentro da comunicação.

A pernambucana se definiu como curiosa, e reforçou que em 2023 celebra 18 anos do Garotas Estúpidas, um blog que ela começou anos atrás e sem nenhum tipo de referência.

Camila Coutinho e Márcia Travessoni (Foto: Gabriel Rissi)

Camila confirmou que amadureceu ao longo dos anos com o blog, e definiu a marca GE Beauty, sua marca de cuidados para o cabelo, um negócio ousado, já que foi tudo a partir de investimento próprio. 

“Nós somos um produto que precisa de manutenção. Sempre tive na cabeça que iria reinvestir no meu negócio. Sempre soube que meu ativo é o meu nome”. 

Ela ainda falou sobre a decisão de não participar mais de semanas de moda internacionais, quando aquilo passou a lhe causar incômodo e ela quis buscar o diferente, além do motivo de ter apostado em um perfil pessoal quando o Garotas Estúpidas já era consolidado nacionalmente nas redes sociais.  

“Hoje a gente tem vários produtos dentro do grupo, e minha vida ganha uma independência. É complicado quando seu trabalho está atrelado à vida profissional. Tenho GE como veículo, tenho [o perfil do Instagram] Camila, GE Beauty e o [projeto social] GE Formando Líderes”.

Por fim, ela deu a dica de milhões para quem quer começar no mundo da influência:

“Sejam originais! Somos muito preocupados com que as pessoas vão pensar da gente! Isso é muito restritivo”.

O MaxiModa 2023 conta com os parceiros: RioMar Fortaleza, SESI Ceará, Unifor, Piraquê, Boana, Lasso Loungewear, Mercadinhos São Luiz, Santa Clara, Audi Center Fortaleza, Santana Textiles, Grupo Marquise, Hotel Gran Marquise, Galpão Design, Eletromídia, UrbMídia, T-SHIRT IN BOX, AD2M, Asla, Diamantes, Moura Dubeux, Collection Eyewear, Naturágua, Natucoco e 2planner Eventos.

Veja mais fotos das palestras pelo fotógrafo Gabriel Rissi:

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