Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Megaexposição imersiva sobre Leonardo da Vinci é inaugurada em São Paulo; confira

3 nov 2019 | Notícias

Por Lucas Magno

Sábado (2), uma megaexposição imersiva sobre Leonardo da Vinci abriu as portas do MIS Experience, novo espaço do Museu da Imagem e do Som de São Paulo dedicado a exposições multimídia. “Leonardo da Vinci – 500 anos de um Gênio” é considerada a mostra mais completa e detalhada sobre o trabalho do criativo italiano multitalentoso.

Megaexposição é apresentada ao público no ano em que morte de artista completa 500 anos

Muito além de pintar telas, Da Vinci projetou máquinas precursoras de aviões, helicópteros e paraquedas; criou um alfabeto próprio; desenvolveu aparelhos de medição do tempo e fez experimentos de iluminação e imagem que seriam muito importantes para a Indústria Cinematográfica. Toda essa trajetória é contada na exposição, que é dividida em 18 áreas temáticas. O acervo apresentado é resultado de três mostras produzidas pela empresa italiana Grand Exhibitions. Após rodarem o mundo, elas são reunidas pela primeira vez em São Paulo.

> LEIA TAMBÉM: Para galerista Max Perlingeiro, Fortaleza tem potencial para promover grandes ações de arte e solidariedade

A fascinação pelo ato de voar fez Da Vinci projetar várias máquinas

Parte da montagem apresenta réplicas em tamanho real de objetos desenvolvidos por Da Vinci, criadas com a supervisão do Museu Leonardo da Vinci de Roma. Há uma seção somente para projeções gráficas de seus quadros mais famosos. Outra área da exposição é reservada apenas para decifrar os mistérios por trás da criação de sua obra-prima, “Mona Lisa” (1503).

Projeções invadem paredes e até o chão do museu

As animações gráficas em alta definição, combinadas com conteúdo multimídia e narrativas em áudio, permeiam toda a experiência, permitindo aos visitantes interagir de forma mais concreta com as obras, que aproximam classicismo e modernidade. Criações como “A Última Ceia” (1495-98) e “Homem Vitruviano” (1490), por exemplo, podem ser vistas em telas imersivas de nove metros de altura.

Público visita o primeiro dia de exibição da mostra

Em cartaz até 1º de março, “Leonardo da Vinci – 500 Anos de um Gênio” recebe visitações de terça a domingo, incluindo feriados, das 10h às 20h. Ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Entrada gratuita às terças-feiras.

“Homem Vitruviano” (1490) em múltiplas perspectivas

O MIS Experience está instalado na antiga marcenaria da TV Cultura, em um galpão de 2 mil m², localizado na Rua Vladimir Herzog, 378. Gerenciado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o novo espaço inclui São Paulo na restrita lista de cidades que oferecem experiências imersivas em museus, composta por destinos como Paris, Nova York e Seul. A ideia é que o espaço abrigue exposições tecnológicas e interativas e assim, contribua para a produção nacional nesses formatos.

Exposição em Paris

Na capital francesa, o Museu do Louvre também abre exposição em homenagem a Leonardo da Vinci, porém em formato mais tradicional e focando apenas nas pinturas do artista. Com curadoria de Vincent Delieuvin e Louis Franck, a mostra conta com mais de 160 obras, algumas do acervo do Louvre e outras emprestadas de instituições como o Museu do Vaticano e o British Museum.

Fica em exibição até 24 de fevereiro de 2020.

Fotos: Reprodução/Instagram

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE