Morre o artista plástico pernambucano Francisco Brennand aos 92 anos

Por Bruno Brandão
Morre o artista plástico pernambucano Francisco Brennand aos 92 anos

Faleceu nesta quinta-feira (19) o artista plástico e ceramista pernambucano Francisco Brennand, aos 92 anos. Ele estava internado em um hospital de Recife devido a complicações de uma infecção respiratória. Fundador da Oficina Brennand, ele deixa um grande legado na arte brasileira.

LEIA MAIS >> Exposição “Francisco Brennand – Mestre dos Sonhos” estreia em Fortaleza no dia 30 de maio com entrada gratuita

Recentemente, a Oficina foi transformada em instituto sem fins lucrativos que tem como objetivo preservar a memória e a integridade do legado deixado. Além do espaço visitado por muitos turistas que passam pelo Recife, as obras de Francisco também podem ser vistas em diversos locais, entre eles, no Parque das Esculturas, no Marco Zero do Recife e no Aeroporto dos Guararapes.

Registro do Instituto Oficina Brennand, espaço onde diariamente Francisco Brennand fazia questão de acompanhar de perto – (Crédito: Divulgação)

Caixa Cultural Fortaleza

Entre junho e julho de 2018, a Caixa Cultural em Fortaleza recebeu uma exposição sobre o artista. A mostra Francisco Brennand – Mestre dos Sonhos, reuniu cerâmicas, pinturas e desenhos criados por ele. Em seus trabalhos, Brennand evidenciava temas como reprodução, mitologia, sexualidade, fauna e flora, personagens históricos e divindades.

Foto: Rafael Martins

Veja também