Mostra Sesc de Culturas reforça candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade

Por Bruno Brandão
Mostra Sesc de Culturas reforça candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade

A Chapada do Araripe, uma das belezas do Ceará, Pernambuco e Piauí, pode se tornar um Patrimônio da Humanidade. O título foi um dos temas do encontro com prefeitos da região do Cariri que contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio-CE, Maurício Filizola e do vice-presidente administrativo da Confederação Nacional do Comércio (CNC) Luiz Gastão Bittencourt, no último sábado (9), em Juazeiro do Norte.

A campanha para a indicação surgiu por meio da Fundação Casa Grande e da Secretaria de Cultura do Ceará. Diversas organizações brasileiras e internacionais aderiram à iniciativa e atestaram a relevância natural, cultural e arqueológica da região.

O vice-presidente administrativo da CNC,Luiz Gastão Bittencourt e Maurício Filizola, presidente do Sistema Fecomércio-CE – (Crédito: Divulgação)

Pela definição da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), “Patrimônio Cultural Imaterial compreende as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos em todas as partes do mundo recebem de seus ancestrais e passam a seus descendentes”. Ainda para receber a titularidade, é preciso que os bens culturais forneçam “um testemunho único ou excepcional, sobre uma tradição cultural ou uma civilização”.

De acordo com o consultor de Cultura do Sesc Ceará, Chagas Sales, as ações realizadas ao longo de duas décadas no Cariri têm identificado, promovido e estabelecido laços com as expressões da arte e das manifestações culturais que são símbolos da Região. “A Mostra Sesc de Culturas Cariri é um dos principais fomentadores da cultura, ajudando a reconhecer os mais diversos matizes socioculturais. Por isso, torna-se um espaço fértil para visibilizar o território em sua potência e endossar a campanha de reconhecimento da Chapada do Araripe como Patrimônio Mundial”, diz o consultor.

Mostra Sesc

A ampliação da Mostra Sesc de Culturas também foi discutida no encontro de gestores. Em 2020, o evento chega em mais uma cidade: Ibiapaba. A Mostra Sertão Central, que estreou neste ano, continua na programação.

Veja também