Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Publieditorial

Mulheres são maioria em cursos de educação profissional

12 mar 2020 | Notícias

Por Redação

Um estudo de público realizado pelo Senac Ceará mostrou que são as mulheres que mais buscam capacitação para o setor do comércio e serviços. As alunas são maioria nas escolas de educação profissional e esse predomínio acontece em todas as regiões do Estado.

O público feminino é o que mais se matricula nas unidades do Senac, com variação que vai de 63% na unidade do Centro de Fortaleza a 80% na escola do Crato. Em Iguatu, o percentual de mulheres é de 76,2%, no Cedro 75,5% e em Sobral ocupam 72,74 % das vagas.

LEIA MAIS >> Senac lança hub de inovação do comércio com palestra de Gustavo Zevallos

Livro da Editora Senac Ceará aborda o universo do bartender cientista

Esse fato está relacionado com o crescimento do empreendedorismo feminino no Brasil. As mulheres estão começando a despontar nas pesquisas socioeconômicas em áreas que historicamente registravam domínio masculino. De acordo com o IBGE, em quatro anos, o número de empreendedoras ou trabalhadoras por conta própria registradas aumentou de 1,9 milhão para 2,6 milhões.

O Livro publicado em 2018 com dados da pesquisa PNAD Contínua confirma o crescimento mostrando que a proporção de registros feitos por mulheres no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) foi de 29,8%, superior ao percentual masculino de 28,6%.

As alunas são maioria nas escolas de educação profissional no estado do Ceará

Mercado de trabalho

Elas estão se tornando empregadoras em seus próprios negócios e o setor com maior taxa de cobertura no CNPJ foi o Comércio, com 42,7%. Outro estudo especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios analisou a situação das mulheres no mercado de trabalho e mostra um cenário nacional em 47,7% dos gerentes de comércios atacadistas e varejistas são mulheres.

Sempre atento às demandas e tendências do mercado, o Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), está com campanha de publicidade no ar voltada para o público feminino em março, por ocasião do Mês da Mulher.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE