12 mar 2025 | Notícias
No dia 27 de março, a galeria Multiarte receberá a exposição ‘Dinheiro Vivo’, de Vik Muniz. A cerimônia de abertura, prevista para o mesmo dia, às 18 horas, contará com a presença do artista.
LEIA MAIS >> Designers cearenses são destaque na Feira na Rosenbaum
Paleovisões: exposição de artista cearense chegará a São Paulo
Intitulada ‘Dinheiro Vivo’, a série do artista brasileiro trará quinze obras feitas exclusivamente com cédulas descartadas pela Casa da Moeda, sendo divididas em dois grupos: o primeiro reproduz os animais símbolo das notas, enquanto o segundo recria paisagens de “artistas viajantes” do século 19.
“O trabalho de Vik Muniz dialoga de maneira poderosa com as questões do mundo contemporâneo. ‘Dinheiro Vivo’ é uma exposição multifacetada, que aborda temas como paisagem, ecologia, imagem e o próprio dinheiro, tanto como conceito quanto como material. Ter essa [mostra] individual em Fortaleza consolida a Multiarte como uma galeria que busca conectar o público a artistas de relevância internacional, como Vik, que tem feito exposições nos museus mais prestigiosos do mundo, e está presente em coleções institucionais de grande importância”, ressalta Victor Perlingeiro, diretor da Multiarte.
Para a mostra na Multiarte, Vik Muniz criou especialmente a obra “Paisagem no interior da mata tropical no Brasil com figuras, a partir de Johann Moritz Rugendas” (série “Dinheiro vivo”, 2025). A pintura original de Rugendas (1842), pertencente a uma coleção particular de São Paulo, estará na exposição ao lado da recriação do artista.
A exposição é uma parceria entre a Multiarte e a galeria Nara Roesler, que representa o artista.
Exposição “Vik Muniz – Dinheiro Vivo”
Visitação pública: 27 de março a 30 de maio de 2025
Local: Multiarte – Rua Barbosa de Freitas, 1.727, Fortaleza
Contato: (85) 3261.7724 / [email protected]
Dias e horários: Segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h.
Entrada gratuita