Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Onélia Santana apresenta ações do Mais Infância para gestores municipais em reunião virtual

5 mar 2021 | Notícias

Por Redação

Na última quinta-feira (4), secretários e técnicos de assistência social de 24 municípios cearenses foram apresentados a ações e projetos da coalizão, realizada pelo Governo do Ceará, por meio do Programa Mais Infância Ceará, em parceria com as fundações Maria Cecilia Souto Vidigal, Bernard van Leer e Porticus. A reunião foi conduzida pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e a titular da Secretaria da Proteção Social Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França.

LEIA MAIS >> Onélia Santana lança mutirão de cirurgias infantojuvenis em parceria com o Sopai

Onélia Santana articula ações do Mais Infância em encontros com gestores municipais 

Durante a reunião virtual foram apresentados projetos e pesquisas dos eixos parentalidade e gestão para os municípios, que também receberão ações com foco na educação infantil e cidades. As fundações Maria Cecilia Souto Vidigal, Bernard van Leer e Porticus estão investindo R$ 7,5 milhões em políticas públicas para as crianças cearenses, valores aplicados diretamente das instituições para consultoria técnica, realização de pesquisa, elaboração e distribuição de material didático, sem repasse para cofres públicos.

A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, é uma das pessoas à frente da ações do Programa Mais Infância. (Foto: Divulgação)

“Nossa proposta é iniciar a implementação das pesquisas e dos programas com estas 24 cidades e depois ampliar para os 184 municípios cearenses. Estamos falando de tecnologia social, de investimento na construção de um futuro com pessoas mais solidárias e que pensam em soluções coletivamente. Chegamos até aqui porque acreditamos na pesquisa, que sempre foi nosso guia na construção do Programa Mais Infância e continuará sendo. Somos grandes porque somos muitos e sonhamos juntos um futuro e um presente cheio de possibilidades para as nossas crianças”, frisou Onélia Santana.

Cartão Mais Infância

As articulações para implementação do Programa ACT – Prevenção à Violência contra Crianças já iniciaram nos 24 municípios cearenses. O programa coordenado pela psicóloga, Elisa Altafim, e a docente de psicologia da Universidade de São Paulo (USP), Beatriz Linhares, vai trabalhar com pesquisa própria e fortalecimento da parentalidade no enfrentamento de contextos de risco para as crianças cearenses. Já a pesquisa desenvolvida pela cientista chefe e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Márcia Machado, vai avaliar o perfil das famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará, possibilitando o acompanhamento a longo prazo destas famílias.

“Nós vamos consolidar, a partir desta pesquisa, indicadores muito importantes para entender quem é o público do Cartão Mais Infância e quais suas maiores necessidades e desafios. Esta pesquisa é uma lupa que estamos colocando para ver a situação destas famílias que vivem em alto índice de vulnerabilidade em nosso Estado e que precisam de políticas públicas muito bem planejadas para que possam acessar seus direitos e oferecer uma infância digna para seus filhos”, ressaltou Márcia Machado, que também lembrou que este é o primeiro estudo da Região Norte e Nordeste voltado especificamente para famílias em situação de vulnerabilidade social.

As ações serão implantadas nos municípios de Acaraú, Aquiraz, Ararendá, Barbalha, Camocim, Chaval, Crateús, Crato, Eusébio, Fortaleza, Granja, Irauçuba, Itatira, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Mauriti, Paramoti, Quixadá, Salitre, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tianguá, Trairi, Viçosa do Ceará.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE