Papa Francisco nomeia a primeira mulher para Secretaria do Vaticano

Por Tainã Maciel
Papa Francisco nomeia a primeira mulher para Secretaria do Vaticano

O Papa Francisco nomeou na última quarta-feira (15) a advogada italiana Francesca Di Giovanni, de 66 anos, como nova subsecretária da seção de relações multilaterais da Secretaria de Estado. Ela é a primeira mulher a ocupar um cargo de gerência nesta Secretaria, que governa o Vaticano e coordena as relações com outros países.

LEIA MAIS >> Saiba como assistir a uma audiência papal no Vaticano

Anjos do Natal 2019: assista ao show completo

Desde 1993, quando começou a trabalhar no Vaticano, a advogada lida com temas ligados a migrantes, refugiados, situação da mulher, direito internacional humanitário e comunicações.

O atual cargo de Di Giovanni equivale ao de chefe de um ministério no país. Acima dela na hierarquia direta da diplomacia Santa Sé estão o Papa Francisco, o cardeal Pietro Parolin, secretário de estado, e o arcebispo Paul Richard Gallagher, que é como um ministro das Relações Exteriores do Vaticano.

De acordo com a última edição do suplemento “Mulher, Igreja, Mundo” do jornal do Vaticano, cerca de 950 mulheres trabalham atualmente na Santa Sé. A publicação destaca, no entanto, que elas ocupam poucos cargos no alto escalão do estado católico.

Foto: Reprodução/CEO Magazine

Veja também