Saiba como assistir a uma audiência papal no Vaticano

Por Tainã Maciel
Saiba como assistir a uma audiência papal no Vaticano
>

Todos os anos a Praça de São Pedro, no Vaticano, abraça um mar de fiéis que buscam renovar a espiritualidade e encontrar o admirado líder da Igreja Católica: o Papa. Porém, existe uma alternativa para os turistas que desejam encontrar o pontífice de pertinho. Confira os requisitos necessários para assistir uma audiência papal.

LEIA MAIS >> Irmã Dulce é canonizada pelo Papa Francisco e se torna a primeira santa brasileira

Anjos do Natal 2019: show beneficente surpreende público; veja os cliques

Com diversos compromissos ao redor do mundo, o Papa pode não estar em Roma no período da sua viagem. Antes de tudo, é essencial consultar a agenda do pontífice, disponível online.

Passo a passo

Milhares de pessoas fazem o pedido para participar da audiência papal, por isso, aconselha-se que a reserva seja feita com, no mínimo, três meses de antecedência. A inscrição é realizada pelo site da prefeitura do Vaticano: após o download do formulário, preencha todos os itens e envie o pedido por fax, correio ou e-mail. Lembrando: todo o processo é gratuito.

Após a resposta, geralmente positiva, o visitante deve se apresentar no Vaticano no dia anterior ou na própria data da audiência cedinho para resgatar os ingressos. O e-mail informa o local de retirada dos convites e os horários.

Dia da audiência

Audiência Papal (Foto: Divulgação)

No dia das audiências, há duas filas: para quem tem convite e quem não tem. A prioridade é para quem está com os ingressos em mãos, mas alguns sortudos conseguem entrar sem convite, o que não é garantido.

Atenção para a lotação: faça chuva ou sol, o evento começa às 10h. O convite não garante lugar sentado, portanto, os turistas que desejarem sentar na área reservada devem chegar por volta das 8h.

Celebrações litúrgicas

Existem outros métodos para ver o Papa de perto. Em dias importantes como o Natal, Páscoa, Corpus Christi acontecem as missas ou celebrações na Basílica de São Pedro, na Praça de São Pedro ou em outras igrejas de Roma.

Praça de São Pedro (Foto: Divulgação)

Os interessados em participar devem seguir exatamente o mesmo procedimento da inscrição para audiência papal. Os bilhetes para as celebrações (totalmente gratuitos) deverão ser retirados no posto da Guarda Suíça Pontifícia, a partir do dia anterior à Celebração, das 09h às 19h.

Angelus

Papa Francisco no Angelus (Foto: Observatório de Roma)

Para os visitantes que não se incomodam de ver o Papa em lugares mais distantes e querem fugir dos protocolos, o Angelus é uma boa opção. Praticamente todos os domingos, ao meio-dia, o pontífice aparece na janela da Basílica São Pedro e dá a bênção dominical, que dura geralmente 20 minutos. Não precisa pedir convite, basta chegar cedo e esperar ele aparecer na janela. Simples, assim!

Papa Francisco no Angelus (Foto: Angelo Carconi)

Dica bônus: Bençãos registradas

Aqui vai uma ideia incrível e bem diferente de presente. O Vaticano disponibiliza bênçãos registradas escritas em um pergaminho com a assinatura do Papa. Acredita?

Exemplo de benção registrada (Foto: Roma Pra Você)

As bênçãos estão disponíveis somente para ocasiões especiais como: batismos, casamento, primeira comunhão, aniversário de casamento, entre outras. Para saber mais sobre assunto e as ocasiões beneficiadas, acesse a página do Vaticano clicando aqui; o pedido pode ser feito pessoalmente, via fax ou por correio. A entrega é realizada para todos os continentes. Demora um mês para ficar pronto e o documento é enviado via correio.

Uma boa pedida é requisitá-lo antes da viagem e se informar com o hotel se eles podem receber o pergaminho por você. O documento é emitido em português, além de italiano, francês, inglês, espanhol, alemão e polonês.

Foto destaque: Riccardo De Luca

Veja também