29 dez 2019 | Notícias
Estabelecer ou intensificar o hábito da leitura costuma estar entre as metas de ano novo de muitas pessoas. Nem sempre é fácil, contudo, definir quais serão as obras escolhidas para a lista. Para ajudar no processo, reunimos indicações de leitores apaixonados pela imersão em histórias e ensinamentos literários.
LEIA MAIS >> Padre Eugênio Pacelli lança livro ‘Em Jesus, Deus abraça o sofrimento humano’
E se você não pretende fazer uma lista tão extensa, vale a pena escolher uma das sugestões; ou mesmo buscar conteúdos relacionados para ampliar os conhecimentos em 2020.
Veja as sugestões:

A escritora e coach Marília Fiúza recomenda o livro ‘Essencialismo’, de Greg Mckeown, que fala sobre a disciplina na busca por menos.
“Provoca em mim emoções, ideias. Me sinto muito confrontada no sentido de rever crenças, pensamentos e ajuda ainda mais a respeitar o ponto de visto do outro. Quem escreve pratica uma atitude de muita doação. Mais do que o conhecimento, é uma experiência de autoconhecimento”, descreve ela, sobre a obra.

O livro ‘Mindset – A nova psicologia do sucesso’, de Carol Dweck, é a sugestão da influenciadora digital Themis Briand. Para ela, 2019 foi o momento de se reencontrar com os livros.
“Leitura sempre foi uma constante em minha vida. Tem alguns anos que esse hábito estava um pouco de lado, um pouco pela comodidade das redes sociais, e eu estava lendo muito através desses equipamentos, mas neste ano resolvi voltar com a cultura do papel e foi muito importante pra mim. Momentos de pausa onde pude sentar e ler um livro”, compartilha.

Apaixonado por leitura desde os 11 anos, padre Moésio Pereira indica dois livros: o clássico ‘Humilhados e Ofendidos’, do filósofo russo Dostoiévski; e ‘Curió’, do cearense Alcino Teixeira Brasil.
“Tive uma professora de Português que pedia pra gente fazer apresentação de livros da Série Vagalume. Eu li quase toda a série, mas o primeiro livro a gente nunca esquece! O meu foi ‘O mistério do cinco estrelas’. Da série passei aos clássicos da Literatura Brasileira e devorei Sidney Sheldon”, lembra o sacerdote.

A professora Raquel Machado recomenda o livro ‘People Vs Tech’, de Jamie Bartlett, ainda sem tradução para o português, que aborda o universo da tecnologia dentro do sistema político.
“A leitura deve vir acompanhada de reflexões. Acho que ninguém deve ler continuamente sem pensar e parar por alguns instantes para refletir o que pensa sobre aquilo que leu. Hoje as pessoas querem obter informações muito rapidamente, mas elas não estruturam o pensar, vão embora rapidamente”, argumenta Raquel, que defende a leitura como ferramenta de engrandecimento pessoal.

A dica da publisher do Site MT Márcia Travessoni é o livro “A Psicologia da Gratidão”, autoria do espírito de Joanna de Ângelis, psicografado por Dilvado Franco.
“Não foi um livro que eu procurei, mas chegou até mim. A gente pensa que é apenas uma palavra, mas é algo mais profundo. Aprendi bastante com esse livro e virou um livro de cabeceira, sempre releio algumas passagens”, acrescenta.
Fotos: Reprodução