Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Prefeitura e Governo distribuirão oito milhões de máscaras de tecido à população

17 abr 2020 | Notícias

Por Redação

O prefeito Roberto Cláudio anunciou, quinta-feira (16), que a partir da próxima segunda-feira (20), três milhões de máscaras de tecido serão distribuídas à população. A entrega acontecerá em terminais de ônibus, escolas, supermercados, bancos e lotéricas, além de contemplar algumas categorias profissionais. Nas próximas semanas, o Governo do Ceará distribuirá outras cinco mil em oito macroregiões do estado.

De acordo com o gestor, as máscaras de tecido foram elaboradas por 1.670 costureiras. O trabalho destas possibilitou a distribuição e a movimentação de renda nos bairros, em parceria com o Senai, Guararapes e a Universidade de Fortaleza (Unifor).

LEIA MAIS >> Empresárias criam campanha para produzir máscaras caseiras em Fortaleza

Médica ensina a fazer máscara de tecido em casa; veja tutorial

“Há estudos demonstrando que, para uso comunitário, se as pessoas se encontram em um mesmo ambiente e as duas guardam a distância de dois metros e usam a máscara têxtil, o risco de contaminação diminui bastante. Por isso, vamos lançar essa política, começar a distribuição e receber a produção para que até o fim de abril estejamos com as máscaras distribuídas em toda Fortaleza”, explicou o prefeito.

Roberto Cláudio enfatizou que o uso das máscaras de tecido não substitui cuidados básicos como lavar as mãos, manter o distanciamento social e fazer o isolamento, sendo a máscara um equipamento a mais de proteção para o período da epidemia da covid-19.

Edital

Já o Governo do Ceará lançou, quarta-feira (15), um edital de chamamento público para a confecção de cinco milhões de máscaras de tecido reutilizável por parte de empresas cearenses do setor têxtil. O material será fabricado em caráter emergencial e distribuído para a população cearense com o objetivo de diminuir o contágio do novo coronavírus.

As máscaras serão distribuídas em oito macrorregiões do estado. A divisão será feita proporcionalmente à quantidade de habitantes, conforme dados disponibilizados pelo Censo 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Junior, a ação é importante para a área de saúde, melhorando as garantias de não contaminação, e dará um reforço muito bom para a economia. Ele explica que o edital “vai incentivar o funcionamento da indústria têxtil e de confecções nesse momento de crise”.

A preferência pelas indústrias têxteis e de confecção se deu pela constatação da quantidade de materiais em estoque e sem previsão de uso, destaca o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Eduardo Neves. “Esse mesmo material até então paralisado proporcionará agilidade na fabricação e entrega dessas máscaras. Ganha a população cearense”.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE