Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Prefeitura promove ação digital para celebrar Semana Nacional de Museus

18 maio 2020 | Notícias

Por Redação

Relembrar nossa história pode gerar bons frutos no presente. A Prefeitura de Fortaleza realiza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), entre os dias 18 e 24 de maio, a divulgação de museus que são ícones na Capital cearense, em uma série nas redes sociais. A iniciativa alusiva ao Dia Internacional de Museus, celebrado nesta segunda-feira (18), compõe a programação da 18ª Semana Nacional de Museus.

O projeto tem o intuito de aproximar os fortalezenses da história e cultura desses equipamentos culturais. Serão apresentados ao público informações e curiosidades do Museu do Ceará, do Sobrado José Lourenço, da Caixa Cultural Fortaleza, da Seara da Ciência, do Museu da Indústria, do Memorial da UFC, do Planetário Rubens de Azevedo e do Museu da Fotografia.

LEIA MAIS >> USP disponibiliza acervo cultural online com museu, shows e videoaulas

Brasil em Cannes: relembre as conquistas do cinema nacional no festival

A ação foi planejada pela Coordenação de Patrimônio Histórico-Cultural da Secultfor, por meio do projeto #NossoPatrimônio. A iniciativa foi adaptada para as plataformas digitais atendendo recomendação de decreto publicado no Diário Oficial do Município, pela Prefeitura de Fortaleza, que determina ações emergenciais de combate à Covid-19, como o cancelamento de eventos públicos.

Ver essa foto no Instagram

#SemanaNacionalDeMuseus | Nesta segunda-feira (18), celebramos o Dia Internacional dos Museus! A data traz uma importante reflexão sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. Durante toda a semana, apresentaremos as histórias de diversos museus icônicos da cidade de Fortaleza, com destaque para as ações que ocorrem nestes equipamentos, em plataformas digitais, durante o período de distanciamento social. A iniciativa também compõe a programação da campanha nacional "18ª Semana Nacional de Museus". . O primeiro museu da série habita as zonas mais históricas do Centro de Fortaleza, mais especificamente, no Palacete Senador Alencar: o Museu do Ceará. Fundado em 1932, por Eusébio de Souza, o museu possui um rico acervo composto por quadros, móveis, moedas, medalhas, placas de ruas, bandeiras, armas, documentos, escritos, coleção de cordéis, peças arqueológicas e artefatos indígenas e outros objetos referentes à história da capital e do Ceará. . As exposições no Museu do Ceará são divididas por salas temáticas como as exposições Memorial Frei Tito de Alencar; Fortaleza: “Imagens da cidade”; Povos indígenas; Religiosidade popular; Escravidão e abolição negra, entre outras. Ainda no lugar, existe a Sala Paulo Freire, que recebe palestras, cursos e seminários, além de uma Reserva Técnica, da sala do Núcleo Educativo, sala da administração e biblioteca. Acompanhe nossas redes sociais para conferir muito mais sobre os museus que fazem parte da história da nossa cidade. . #CulturaFortaleza #UmaFortalezaDeCulturaParaTodos #UmaFortalezaMelhorAGenteQueFaz #PrefeituraEVocê

Uma publicação compartilhada por Secultfor (@secultfor) em

Data festiva

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) criou uma Semana Nacional de celebração, estendendo a comemoração com o objetivo de potencializar, antes da pandemia, a visitação à instituições museológicas com a promoção de diversas manifestações culturais. Em 2020, a ação possui o tema “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE