Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Publieditorial

Programa do Sebrae busca tornar o Ceará referência na indústria de games do Brasil

25 jul 2022 | Notícias

Por Jacqueline Nóbrega

O projeto é uma parceria com a Associação Cearense de Desenvolvedores de Jogos

O projeto possibilitou a ida de seis empresas cearenses para participar do BIG Festival, o mais importante festival de jogos independentes da América Latina (Foto: Divulgação)

Transformar o Ceará em uma referência do país na indústria de games. Este é um dos objetivos do programa que vem sendo desenvolvido pelo Sebrae/CE em parceria com a Associação Cearense de Desenvolvedores de Jogos (Ascende Jogos). A iniciativa inclui ações de fomento ao surgimento de novos negócios e apoio ao desenvolvimento das empresas existentes no estado; capacitação e qualificação de profissionais e empreendedores; articulação institucional; atração de investimentos e promoção da produção local.

LEIA MAIS >> Prefeito Empreendedor 2022: prêmio do Sebrae CE tem recorde de inscritos; veja vencedores

Sebrae terá selo de qualidade para empresas de bem-estar e setor automotivo

Segundo o analista da Unidade de Gestão dos Ambientes de Inovação do Sebrae/CE, Rodrigo Batista, a ideia do programa é possibilitar o desenvolvimento deste segmento, ajudando na retenção dos talentos, na geração de emprego e renda no Estado. “O Ceará já possui um ambiente favorável para o desenvolvimento da indústria de jogos. O que o Sebrae quer é aproveitar este potencial de forma que o Estado se destaque ainda mais no cenário nacional, tanto pela qualidade dos profissionais como pelos negócios gerados pelas empresas cearenses”.

Entre as ações desenvolvidas, ele salienta a realização de uma missão empresarial que possibilitou a ida de seis empresas cearenses para participar do BIG Festival, o mais importante festival de jogos independentes da América Latina, realizado de 7 a 10 de julho em São Paulo. A delegação cearense, que foi a segunda maior do país, foi formada pelas empresas Gameplan.DEV, Lumo Entertainment; RastroLabs: Studio 85; Supernova Games e Guild Sight. “A participação foi importante porque elas tiveram a oportunidade de estabelecer conexões que podem ajudar a gerar negócios e atrair investimentos para o Ceará”, afirmou Rodrigo.

Somando os 6 estúdios foram realizados mais 100 conexões e a expectativa, conforme Rodrigo, é de um retorno sobre o investimento que supera quase 100 vezes o valor investido nos custos da missão. “Todos os estúdios assinaram protocolos e minutas com cartas de intenção para fechamento de negócios com um ticket médio de 50 mil dólares por contrato”.

Capacitação

Outro eixo importante do programa do Sebrae/CE, conforme o analista da Unidade de Gestão dos Ambientes de Inovação do Sebrae/CE, é a capacitação dos empreendedores e profissionais para atuarem neste segmento. Para isso, desde 2019 a instituição vem desenvolvendo o Sebrae Developers, que visa capacitar jovens cearenses, ajudando-os a conhecerem e darem os primeiros passos na Indústria de Desenvolvimento de Games.

A iniciativa reúne palestras, cursos, oficinas e consultorias, mentorias, game jam e dev show, voltadas para ajudar estes jovens a desenvolverem seus negócios de forma sustentável e orientada às necessidades de mercado, reforçando a importância de aspectos de gestão, marketing e planejamento financeiro de forma integrada à conhecimentos particulares como Design de Jogos, Produção, Criação de Comunidades e demais particularidades da Indústria de Jogos.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE