Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3242 0333

Publieditorial

Renata Santiago lança livro na Semana de Moda da Unifor

7 abr 2022 | Notícias

Por Redação

A obra Des-Vestir aborda questões de Consultoria de Imagem, Moda e Psicanálise

Renata Santiago é professora do curso de moda da Unifor (Foto: Reprodução/Instagram)

A professora universitária e consultora de Imagem e Estilo, Renata Santiago, lançou seu primeiro livro solo, “Des-Vestir”, durante a Semana de Moda da Unifor, que ocorre até o dia 7 de abril. A obra trata de uma tessitura entre Moda, Psicanálise e consultoria de Imagem e Estilo, e surgiu como um registro processual de mais de uma década em que Renata trabalha prestando consultoria.

LEIA MAIS >> Abertura da Semana de Moda da Unifor discute saúde mental no universo fashion

Unifor lança livro do Instituto J. Safra que homenageia Fundação Edson Queiroz

Renata, que também é psicanalista e artista, explica que a inspiração do livro surgiu da necessidade de posicionar conceitualmente os conceitos de moda, psicanálise e subjetividade, aliados a uma perspectiva sociológica e comportamental. Além disso, por meio do livro, ela propõe que a moda e a consultoria sejam encaradas como uma estética que corresponda com a ética pessoal, o que cada um tem por dentro.

“Nosso trabalho de Des-Vestir é essa ideia de tirar todas essas colagens, tirar todas essas amarras, tirar todas as carcaças que não mais te representam para que você possa construir um manto autoral para si”,

explica Renata Santiago.

A profissional, que já atua no mercado da moda há mais de 20 anos, explica que a psicanálise ajuda no processo de identificação das subjetividades do sujeito, bem como os desejos e as faltas, e a partir da escuta atenta e relação transferencial com os clientes, pode desenvolver um trabalho autoral por meio da moda para suprir as faltas do ser.

Semana de Moda

Professora da disciplina de Produção de Moda da Unifor, Renata conta que sempre organiza a Semana de Moda, que já ocorre há quase 10 anos. Nesta edição, o tema abordado foi “Surreal”, tratando a ideia de abrir o olhar para outras visões. Com esse retorno do presencial, o curso de moda demonstra o cuidado de pensar com o que está acontecendo no momento, sendo pioneiro dessas questões e trazendo no debate da academia questões que estão borbulhando entre os jovens.

“Lançar o livro no evento pra mim é uma grande festa. Eu que sempre estive a frente da organização, ter na abertura da semana o lançamento do meu livro, foi um momento muito emocionante, de muita festa, de celebração. A semana de moda pensa a saúde mental. A nossa proposta no Surreal é pensar a moda nesse lugar da saúde mental, e acredito que o Des-vestir traz essa proposta”, conta a consultora.

O livro “Des-Vestir” está disponível para compra online.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE