Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Resultados de educação do Ceará são premiados em fórum nacional do Lide

6 nov 2019 | Notícias

Por Tainã Maciel

Os resultados da Educação do Ceará foram destaque no 6º Fórum Lide de Educação, realizado na última terça-feira (5), em São Paulo. Na ocasião, o Governo do Estado do Ceará foi homenageado com o prêmio Lide Educação 2019 pelos resultados na área. A prefeitura de Sobral também recebeu o prêmio, assim como as prefeituras de Teresina (PI) e Cocal dos Alves (PI).

LEIA MAIS >> Camilo Santana sanciona lei que torna o Instituto Myra Eliane entidade de utilidade pública

Governo do Ceará fomenta projetos sociais e culturais com apoio de parcerias

O governador Camilo Santana e Ivo Ferreira Gomes, prefeito de Sobral, estiveram presentes no evento realizado pelo Lide Global e Instituto Ayrton Senna. Camilo também participou do painel “O Brasil precisa aprender com o Brasil” e apresentou as conquistas do Estado.

Índices

O Ceará teve destaque por resultados como o crescimento do programa de Escolas de Tempo Integral; o projeto Avance – Bolsa Universitário; os Centro Cearense de Idiomas (CCIs) e os índices que colocam o Estado na liderança nacional em educação.

Durante sua apresentação, Camilo Santana falou sobre o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), que indico na edição de 2018, que 89,60% dos alunos terminaram o segundo ano do Ensino Fundamental Alfabetizados. Em 2007, somente 39,9% dos estudantes atingiram esse desempenho.

Foto: Reprodução/Governo do Estado)

O governador citou ainda o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), cuja divulgação mais recente apontou que 82 das 100 melhores escolas do ensino fundamental do Brasil estão no Ceará; e o estudo de Interdisciplinaridade e Evidências do Debate Educacional (Iede), no qual o estado detém 55 das 100 escolas mais bem avaliadas do país no ensino médio.

“Esses índices que o Ceará atingiu mostram que, com pactuação, planejamento e investimento, é possível alcançar ótimos resultados. Tenho plena convicção de que a educação é o principal caminho para construirmos um país mais justo e humano”, afirmou Camilo Santana.

A redução histórica do abandono escolar foi outro tema apresentado pelo governador no painel. “Reduzimos a evasão escolar de 16,4%, em 2007, para 5% no ano passado. Mas nossa meta é zerar esse número. No Ceará a educação será sempre prioridade”, disse.

Santana também lembrou que o Estado tem as 10 melhores escolas do país (65 das 100 melhores) em leitura, de acordo com dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), divulgada pelo Ministério da Educação.

Retorno positivo

A presidente do Lide Ceará, Emília Buarque, estava presente no evento. Ela afirmou que a organização busca promover o Ceará por suas empresas líderes em diversos segmentos, evidenciar as potencialidades do Estado e conquistas de uma administração pública com continuado equilíbrio fiscal.

Camilo Santana e Emília Buarque (Foto: Divulgação)

“Curiosamente, numa região não privilegiada, nosso Estado, por mérito da gestão eficiente do governo estadual, alguns municípios, tudo isso aliado ao Instituto Ayrton Senna, hoje é referência em Educação no Brasil”, afirma Emília.

No evento, a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, também também destacou o trabalho realizado pelo Estado nos últimos anos. “O Ceará mostra que é concreto realizar uma política séria e ter resultados na educação. Essa política de ICMS do Ceará é um case para o País”, elogiou, citando a política de repasse de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que dá maiores benefícios aos municípios com bons índices de educação.

O 6º Fórum Lide de Educação teve como tema central a “Eficiência de Gestão e de Recursos Públicos” e contou ainda com a participação do governador de São Paulo, João Dória; do ex-ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho; do professor do Insper, Ricardo Paes de Barros; e do secretário de Educação de São Paulo, Rossieli Soares.

Foto: Divulgação

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE