Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Ricardo Cavalcante participa da assinatura do Memorando de Entendimento

16 ago 2023 | Notícias

Por Marília Serpa

Evento teve por objetivo desenvolver uma planta de produção de Hidrogênio Verde no estado

Momento contou com a presença de Ricardo Cavalcante, presidente da Fiec (Foto: Divulgação)

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, participou da assinatura do Memorando de Entendimento entre o Governo do Ceará e a empresa EDF Renewables Brasil. O encontro, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (16), teve por objetivo desenvolver uma planta de produção de Hidrogênio Verde no estado. 

LEIA MAIS >> ‘Fiec Summit Hidrogênio Verde’ abre inscrições para a edição de 2023

Fiec recebe delegação de pesquisadores chineses para falar sobre energias renováveis

A ocasião também foi uma oportunidade para impulsionar a cadeia produtiva dessa energia renovável no Ceará, se alinhando à meta do grupo de atingir 3 GW de eletrolisadores, que serão instalados mundialmente até 2030. Durante o evento, Ricardo destacou sobre o papel assumido pelo Governo do Ceará nas Energias Renováveis e Hidrogênio Verde (H2V).

“Essa aliança é uma oportunidade única para expandir horizontes, ultrapassando limites. Estamos diante de uma revolução energética no Brasil com impacto global. A Fiec se coloca à disposição para apoiar, facilitar e colaborar, com conexões à Associação Nordeste Forte e à Federação Nacional da Indústria, enriquecendo nossa rede”, pontuou Ricardo.

Momento foi presidido pelo chefe da Casa Civil do Ceará, Max Quintino (Foto: Divulgação)

O momento foi presidido pelo chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Max Quintino, que pontuou sobre a assinatura representar mais um ganho para o estado. “A tramitação energética no Ceará é de vital importância para nós, e ter parceiros como a EDF Renewables Brasil participando disso, somando-se a essa causa, é extremamente fortalecedor”, explicou.

Com base no Memorando, a EDF Renewables Brasil tem a intenção de conduzir estudos aprofundados e avaliar a viabilidade da construção de uma instalação para geração de hidrogênio verde, possibilitando, inclusive, uma estreita colaboração com instituições acadêmicas locais. André Salgado,  CEO do EDF Renewables Brasil, destacou sobre a importância de energias renováveis.

“É crucial ressaltar que as fontes de energia renovável e a produção de hidrogênio verde demonstram competitividade no cenário brasileiro, sendo aplicáveis tanto para suprir a demanda interna, quanto para explorar as diversas possibilidades industriais do país. Isso não apenas reforça a produção local, mas também agrega valor aos produtos exportados”, pontuou André.

Geração de empregos para cearenses

Ricardo Cavalcante afirmou que mais de 80 mil pessoas serão capacitadas, por meio do SENAI Ceará, para atuar na área de energia nos próximos anos, com objetivo de fortalecer as iniciativas de energias renováveis no Ceará. A inicitiva visa reduzir a possibilidade de importação de mão de obra de outros estados e países, gerando mais emprego para os cerenses.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE