logo

Roteiro gastronômico de Fortaleza: Mercado dos Peixes e iguarias do litoral conquistam turistas

Por Tainã Maciel
Roteiro gastronômico de Fortaleza: Mercado dos Peixes e iguarias do litoral conquistam turistas

Sabor tropical e afetivo. Quem visita Fortaleza sabe que, além de surpreender turistas com suas belas paisagens, a capital cearense pode conquistar o paladar dos visitantes. Para quem deseja vivenciar uma verdadeira experiência gastronômica, confira dicas de lugares imperdíveis da cidade.

LEIA MAIS >> Secretário de Turismo lança aplicativo ‘Viver Fortaleza’

Nossas Conquistas: Alexandre Pereira faz balanço de 2019 à frente da Secretaria de Turismo

Da boemia ao passeio na praia, a lista abraça o melhor da culinária regional valorizando a diversidade da ‘terra da luz‘. Além de, claro, apostar em delícias internacionais. Confira:

Praia do Futuro

Quem visita Fortaleza não pode deixar de colocar o pé na areia. A Praia do Futuro é um das favoritas dos fortalezenses e visitantes. Com seus 8 km de extensão, a praia é famosa pela infraestrutura das barracas. Um passeio deliciosamente perfeito, além de ser o local da famosa e tradicional “Quinta do Caranguejo“.

Praia do Futuro (Foto: Divulgação)

Dica para família: as crianças podem passar o dia brincando nas piscininhas de água salgada que se formam na baixa da maré, enquanto os pais saboreiam os peixes, caranguejos e lagostas servidos por toda orla. Durante a noite, o forró e os shows de humor também tomam conta das barracas.

A ‘Quinta do Caranguejo’ é tradicional na Praia do Futuro (Foto: Divulgação)

Mercado dos Peixes

Imagine uma enseada tranquila, coqueiros e areias claras. O bairro Mucuripe abriga o porto de jangadas, de onde saem todos os dias os pescadores em busca de iguarias que podem ser degustadas no Mercado dos Peixes.

Mercado dos Peixes (Foto: Divulgação)

Escolher uma lagosta fresquinha e levar a preço de custo. Um sonho que se realiza para quem passa por lá. Inaugurado em 1960 e requalificado em 2016, o Mercado dos Peixes tem vista privilegiada e uma ótima comida. Além de oferecer uma grande variedade de frutos do mar, como peixes, lagosta e camarão, possibilita ao cliente a escolha entre as diversas opções de pescas para serem fritas ou cozidas na hora

Mercado dos Peixes (Foto: Divulgação)

Mercado dos Pinhões

Já consagrado como um dos principais redutos culturais de Fortaleza, o Mercado dos Pinhões também se tornou um polo gastronômico. Além da tradicional feira que abriga, o espaço conta com várias apresentações de artistas regionais. Se você quer conhecer melhor a música, a arte e o comercio cearense, ele é parada obrigatória.

O fim de semana do Mercado recebe renomados chefs da Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará (ACC) que apresentam pratos por um preço acessível a partir de R$ 15. Além de festivais de culinária, acontecem no espaço semanalmente shows de músicas e danças como forró, samba, chorinho entre outros ritmos. Dica: confira a programação atualizada no site da Prefeitura de Fortaleza.

Varjota e Praia de Iracema

Até aqui você já deve ter percebido qual é o melhor conselho para o turista em Fortaleza: explore! Além dos lugares já listados outros pontos não podem ficar de fora, como o polo gastronômico da Varjota que abriga bares, restaurantes, lanchonetes, bistrôs e confeitarias.

Já a Praia de Iracema tem barzinhos e restaurantes próximos ao Centro Cultural Dragão do Mar. O clima boêmio contagia a todos no local que recebe shows e festivais.

‘Explore a cidade’

O Mercado dos Peixes e a Praia do Futuro são alguns do lugares indicados pelo Passaporte Fortaleza, publicação da Secretaria Municipal do Turismo (Setfor), com 11 dicas de passeios, locais de compras e pontos turísticos da Capital.

O visitante que completar o percurso, carimbando a publicação ou guardando a nota fiscal, ganha um brinde e um Certificado de Visitação, que poderão ser retirados no Estoril (Rua dos Tabajaras, 397), sede da Secretaria de Turismo (Setfor) do município. 

Passaporte Fortaleza (Foto: Divulgação)

Os passaportes, com uma versão em português e outra em inglês, podem ser obtidos gratuitamente nas Casas do Turista. Eles também são distribuídos nos principais hotéis da cidade e na área de desembarque do aeroporto. 

Além disso, outro recurso pode melhor a experiência na cidade para o visitante: o aplicativo Viver Fortaleza, plataforma com diversas informações e dicas de turismo da capital cearense. Ele está disponível para Android e iOS.

Veja também