Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Secretaria da Saúde do Ceará divulga nota para orientar profissionais sobre coronavírus

30 jan 2020 | Notícias

Por Redação

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) publicou uma nota técnica para orientar os profissionais de saúde sobre o novo coronavírus. O vírus tem provocado doenças respiratórias com casos registrados recentemente na China. Nesta quinta-feira (30), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto de coronavírus como emergência de saúde publica internacional.

Até o momento, não há casos confirmados no Ceará. Uma suspeita da doença foi registrada em Sobral, na última quarta (29). O paciente já foi medicado e permanece internado em observação e isolamento respiratório. O estado de saúde dele é estável.

LEIA MAIS >> Governador Camilo Santana sanciona leis da Plataforma de Modernização da Saúde

A nota divulgada pela Sesa contém direcionamentos sobre como notificar casos suspeitos, coleta de amostras, critérios clínicos e epidemiológicos, além de orientações sobre atendimento e medidas de prevenção e controle.

Conheça o vírus

Há mais de uma variação do coronavírus, tornando-o parte de uma grande família viral, registrada há 60 anos. O vírus costuma causar infecções respiratórias em animais e seres humanos. As doenças de cunho respiratório geralmente variam de leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem desenvolver doenças graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Grave e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS).

Para que o vírus seja transmitido, é preciso entrar em contato com a saliva de uma pessoa infectada, seja por meio de tosse, espirro, catarro ou contato em um objeto contaminado. Os profissionais de saúde são aconselhados a tomarem medidas de precaução, incluindo a utilização de máscaras cirúrgicas, luvas, avental não estéril e óculos de proteção.

Cuidados

Febre, tosse e dificuldade para respirar são os sintomas manifestados por uma pessoa infectada. A prevenção da doença envolve hábitos simples no dia a dia, como lavar as mãos com água e sabão, usar álcool em gel, cobrir o nariz e a boca com lenço de papel ao tossir e espirrar, ficar em casa quando estiver doente, limpar e desinfetar objetos compartilhados.

Ao notar a presença dos sintomas no período de até 14 dias após viajar para alguma cidade da China, você deve buscar a unidade de saúde mais próxima imediatamente.

Fotos: Divulgação

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE