Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Senai Ceará é reconhecido pela CNI por atuação na pandemia

2 out 2020 | Notícias

Por Redação

A Confederação Nacional das Indústrias (CNI) reconheceu a atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará) durante a crise sanitária causada pelo novo coronavírus, quando a Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios instalada no Senai Jacarecanga restaurou 112 respiradores mecânicos devolvidos para às unidades de saúde. Os respiradores são essenciais no tratamento de doentes que apresentam os sintomas graves da Covid-19.

LEIA MAIS >> Senai propõe metodologia Lean para otimizar processos e reduzir gastos no setor têxtil cearense

Fiec assina acordo com o Ministério da Economia para redução do Custo Brasil

Desde abril, o Senai Ceará já recebeu 127 respiradores para manutenção. Entre os quais, 112 foram recuperados e retornaram às unidades de saúde, o que representa um índice de eficácia de 88% no trabalho realizado pela entidade, o segundo maior do Brasil entre os participantes da  iniciativa + Manutenção de Respiradores. O estado mais eficiente foi o Rio Grande do Norte, com 40 respirados consertados e uma taxa de 89% de eficácia. O trabalho é o resultado da solidariedade de mais de 700 voluntários da rede coordenada pelo Departamento Nacional do Senai, que fez a diferença na vida de milhares pessoas em todo o Brasil. 

“A pandemia mostrou que a união faz a força. Graças à incansável dedicação de nossos técnicos e ao apoio incondicional de nosso Presidente Ricardo Cavalcante e parceiros, tivemos êxito em tantas manutenções. Isso é motivo de orgulho para todos os cearenses”, comemora Paulo André Holanda, diretor regional do Senai Ceará.

Paulo André Holanda e professor Tarcísio Bastos, recebendo o reconhecimento da Confederação Nacional das Indústrias (CNI). (Foto: Divulgação)

Vidas salvas

Conforme o Senai Ceará, desde que a pandemia do novo coronavírus atingiu o país, 2.007 ventiladores pulmonares foram consertados gratuitamente e devolvidos a instituições de saúde em 336 municípios de 24 estados e no Distrito Federal. A estimativa é que cada equipamento possa salvar até dez vidas durante o prazo de utilização.

Os aparelhos, importantes no tratamento de doentes graves da Covid-19, estavam sem uso e foram restaurados graças à união de 28 instituições e empresas. Desde 30 de março, quando a iniciativa + Manutenção de Respiradores passou a trabalhar foram recebidos 3.989 respiradores, dos quais 951 estão em manutenção e 173 passam por calibração, última etapa antes da devolução ao serviço de saúde. A maioria dos equipamentos restaurados precisava de novas peças para voltar a operar.

Para aqueles que desenvolvem os sintomas mais graves da Covid-19, como a  Síndrome Respiratória Aguda Grave, os respiradores se tornam essenciais. De acordo com a LifesHub Analytics e a Associação Catarinense de Medicina (ACM), existem 65.235 desses equipamentos no país, sendo 17.837 na rede privada e 47.398 no Sistema Único de Saúde (SUS).

No Ceará, a Central continua em funcionamento no Senac Jacarecanga, mas com uma demanda cada vez menor, já que o pico da pandemia no estado parece ter passado.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE