1 nov 2024 | Notícias
A Casa da Indústria, em Fortaleza, foi cenário para o lançamento do livro ‘Colecionando Afestos’, de Totonho Laprovitera, nessa quinta-feira (31). A publicação marca os 50 anos de carreira artística do autor. O evento contou com a presença de Ricardo Cavalcante, presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), além de empresários, autoridades e personalidades cearenses.
LEIA MAIS >> Caminhos do Café no Ceará: exposição do Museu da Indústria conta história da bebida
O livro conta com 224 páginas, com textos e imagens que retratam a trajetória artística do autor em cinco décadas, organizados em quatro capítulos: 1. Tempo; 2. Motes, Vivências e Trilhas Artísticas; 3. Retratos; 4. Reflexões e Depoimentos. Além disso, o exemplar tem prefácio da professora universitária Aíla Sampaio e texto de apresentação do galerista Max Perlingeiro.
A relevância artística de Totonho foi enaltecida por Ricardo, que apontou o autor como uma referência para a cena cultural e social do Ceará. “Totonho é uma unanimidade. Ele está completando 50 anos de carreira, e são 50 anos de companheirismo, amizade, bom caráter e, principalmente, muita arte. A gente fica muito feliz de receber esse lançamento especial aqui na Federação das Indústrias”, pontuou.
Laprovitera, por sua vez, enalteceu o apoio de todos os envolvidos na publicação, que se propôs a contar sua caminhada repleta de afetos e inspirações desenvolvidos ao longo de cinco décadas. O artista expressou gratidão à Fiec, na pessoa do presidente Ricardo Cavalcante, por sempre abrir as portas para suas produções. Na ocasião, Totonho concedeu uma sessão de autógrafos.
“A arte tem me proporcionado momentos fabulosos, sobretudo no que diz respeito aos afetos, às pessoas, à natureza, às coisas, às instituições. Se cada pessoa fizer o seu ofício com arte, no mínimo teremos um mundo mais bonito. E eu estou aqui, representando a classe artística, em sintonia com essa visão da Fiec de reconhecimento aos verdadeiros significados da vida”, disse Totonho na ocasião.