logo

VCI SA fatura R$ 18 mi em pré-vendas online e diz que planejamento minimizou queda

Por Itallo Rocha
VCI SA fatura R$ 18 mi em pré-vendas online e diz que planejamento minimizou queda
O presidente da marca, Samuel Sicchierolli, afirma que 40% dos compradores de Fortaleza são cearenses. Os demais são de outros estados e países. (Foto: Marília Camelo)

A VCI SA faturou R$ 18 milhões em pré-vendas online de residências do Hard Rock Hotel Fortaleza e Ilha do Sol, no Paraná, em março deste ano. De acordo com o sócio-fundador e presidente da marca, Samuel Sicchierolli, a captação de negócios pela internet saltou 95%. O planejamento adotado pela VCI SA, afirma, minimizou a queda na transações durante a crise ocasionada pela pandemia.

Ele menciona que a VCI SA já trabalhava com pré-vendas online. Anteriormente, conta, estas representavam, aproximadamente, 5% das transações. Hoje em dia, 100% das vendas são feitas pela internet. “A média de vendas (presenciais e online) com salas abertas era de R$ 40 milhões, já no atual cenário, fechamos março com mais de R$ 18 milhões. Contudo, ainda é um número expressivo, já que estamos tratando exclusivamente de vendas online, uma vez que todas as salas estão fechadas. Para se ter uma ideia, as vendas online subiram de uma média de R$ 2 milhões para 18,7 milhões”, explica.

LEIA MAIS >> Hard Rock Hotel Fortaleza terá objetos de artistas do pop rock internacional

Tony Belloto, do Titãs, assina a memorabilia 001 do Hard Rock Hotel Fortaleza

Um estudo da FGV Projetos, “Impacto Econômico da covid-19 e Propostas para o Turismo Brasileiro”, apontou que o Produto Interno Bruto (PIB) do setor de turismo deve cair para R$ 165,5 bilhões em 2020. Ano passado, atingiu R$ 270,8 bilhões, o que indica uma redução de 38,9% no faturamento.

Em 2021, conforme o levantamento, os ganhos com o setor de turismo devem alcançar R$259,4 bilhões, o que representa um patamar 4,2% inferior ao de 2019. Ainda de acordo com a instituição, a perda total do setor de turismo no Brasil será de R$ 116,7 bilhões entre 2020 e 2021. Para suprir a queda, será necessário crescer, em média, 16,95% ao ano em 2022 e em 2023, com PIB de, respectivamente, R$ 303 bilhões e R$355 bilhões.

Mudanças

Samuel Sicchierolli acredita que o empreendimento não será impactado negativamente pela crise, já que operação será lançada no ano que vem. Ele destaca que tem se participado de fóruns internacionais com representantes do setor hoteleiro, que alertam para mudanças, como investimentos em biossegurança dos alimentos e transformação dos espaços físicos, procedimentos que, segundo ele, já são adotados pela VCI SA.

“A nossa operação vai começar no ano que vem. Para nós, que já seguíamos um padrão internacional, não haverá impacto negativo. Estamos no topo da pirâmide. Os que estão funcionando, salvo algumas exceções, estão com zero ocupação. Quando tivermos operando, a pandemia terá passado”, narra Samuel Sicchierolli.

O presidente da VCI SA entente que haverá uma mudança de hábito dos consumidores no pós-crise, que se tornarão ainda mais conscientes. Visando esse perfil, alguns hotéis, especialmente os que já ofereciam um atendimento diferenciado, se adaptarão à nova realidade, outros não, pontua o sócio-fundador.

“Todo o processo de ser cinco estrelas, de oferecer um atendimento à la carte, mais espaço entre os lugares, surtirá efeitos nos amadores, digamos assim. Creio que elevará o padrão para mundial. Hotéis econômicos tendem a acabar com o tempo, porque não se conseguirão atrair visitantes”, julga.

Projeto do Hard Rock Hotel Fortaleza. (Imagem: Reprodução)

Captação de negócios

As pré-vendas online, explica Samuel Sicchierolli, acontecem em um sistema, no qual são vendidas as multipropriedades. Significa quando um grupo adquiri um só imóvel e o usufrui em datas alternadas, que são pré-definidas no contrato. Todos portam a escritura definitiva do local. “Pode-se comprar duas semanas, que custam R$ 70 mil, e dividir o valor em 60 parcelas de R$ 1,3 mil”.

Para fazer a captação de negócios são utilizadas ferramentas de Marketing Digital nas redes sociais. Assim, quando a pessoa clica ou se interessa por assuntos semelhantes, recebem um formulário para download e informações sobre a oferta. Logo após, há uma reunião virtual em que é apresentado o produto, com vídeos e fotos.

“Há como emprestar ou fazer intercâmbio para outros 4 mil hotéis no mundo. Você disponibiliza a sua semana para a Hard Rock Hotel operar e escolhe outro destino no site, na mesma categoria. A vantagem é que você nunca mais paga diária e resolve as suas férias para o resto da vida”, assinala o presidente da VCI SA.

Veja também