Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Visita de cônsul na Fiec adianta negociações da Câmara de Comércio Ceará-Argentina

3 dez 2019 | Notícias

Por Jéssica Colaço

A visita do Cônsul Geral da Argentina para o Nordeste Brasileiro, Alejandro Funes Lastra, à sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) na segunda-feira (02) avançou as negociações para a implantação de uma câmara de comércio entre o país sulamericano e o Ceará. “Nós estamos formatando a diretoria dessa câmara para que ela tenha condições de ter uma estrutura física e pra que a gente possa, realmente, ter uma representação. A nossa expectativa é que em 2020 já esteja tudo funcionando”, detalhou a gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiec, Karina Frota.

LEIA MAIS >> Comenda Beni Veras homenageia personalidades que incentivam a indústria da moda

Embaixador da Bélgica no Brasil, Patrick Herman visita a Fiec

Segundo ela, a Argentina é, hoje, o principal destino dos calçados exportados pelo Ceará. “E o setor de calçados está entre os cinco maiores exportadores do Estado. Pela ótica da importação, compramos muito trigo e cereais do mercado argentino, que serve para abastecer os nossos três moinhos”, acrescenta Karina.

Ainda de acordo com a gerente do CIN, a ideia é evoluir e estreitar cada vez mais a relação entre Ceará e Argentina, que já têm um histórico de relacionamento comercial. “Hoje o mundo global e a gente acredita no comércio exterior como uma via de mão dupla”, defende.

Linhas políticas

Além das definições comerciais, a visita do cônsul argentino serviu também para marcar a intenção cearense de estabelecer boas relações com o novo presidente argentino, Alberto Fernández, que assume o cargo em 10 de dezembro.

A visita do cônsul Alejandro Funes Lastra serviu também para marcar a intenção cearense de estabelecer boas relações com o novo presidente argentino (Crédito: Sistema Fiec)

“É possível que a gente tenha algumas dificuldades e barreiras, porque o novo governo tem a Cristina Kirchner como vice. Na época em que ela era presidente tivemos alguns problemas relacionados à questão de barreiras”, ponderou Karina.

No entanto, a gerente do CIN reforçou que ainda é muito prematuro falar sobre como será desenhada essa relação com a Argentina. “Nós somos parceiros comerciais e a ideia é evoluir”, pontuou.

Foto destaque: Marcos Pompeu, Laís Bertozo, Alejandro Funes Lastra, Karina Frota e Dario Busto  (Crédito: Giovanni Santos/ Sistema Fiec)

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE