O Ceará, estado brasileiro pioneiro no estímulo à geração de energia limpa, irá lançar o Atlas Eólico e Solar, próximo dia 22/10, às 9h, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

O primeiro atlas híbrido do País foi criado por meio de uma parceria entre o governo estadual, através da Agência de Desenvolvimento do Ceará, a FIEC e o Sebrae Ceará. O documento representa um marco na pesquisa e nos negócios relacionados à energia limpa no Brasil e deve impulsionar investimentos na região.

A ferramenta, de acesso público, servirá de suporte para profissionais da área, empresários e investidores de energias renováveis, em busca de informações técnicas sobre o potencial eólico e solar do Ceará. A ideia é que a plataforma facilite a identificação de áreas com capacidade para geração de energia através de fontes renováveis. O objetivo também é dimensionar o potencial por região do estado, a fim de torná-lo mais atrativo para novos negócios.

Em 2000, foi realizado o primeiro mapeamento eólico do Ceará. Com o surgimento das novas tecnologias e oportunidades de negócios e investimentos, foi necessário atualizar e incrementar os estudos, o que agora é feito com o Novo Atlas Eólico e Solar.

O documento está disponível tanto em versão impressa (livro e mapa de parede), como no meio on-line, onde possui plataforma interativa na versão mobile (Android) e computador. Há também um mapa eólico offshore, com indicações sobre as regiões mais promissoras na costa do estado. Todo o material poderá ser acessado em formato bilíngue.

>> LEIA TAMBÉM: Ricardo Cavalcante recebe cientista Fernando de Mendonça na FIEC

Foto: iStock