19 fev 2025 | Poder
Christiane Leitão foi eleita a primeira mulher a presidir a Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), marcando um momento histórico para a advocacia no estado. Com um foco definido na defesa das prerrogativas e na capacitação dos advogados, sua gestão, iniciada em 2025, promete fortalecer a atuação da classe e ampliar o papel da entidade na sociedade.
“A luta pelas prerrogativas e a capacitação serão dois dos meus maiores nortes”, afirma Leitão. Sua eleição reflete anos de esforços para ampliar a representatividade e a inclusão no sistema da Ordem, especialmente após a implementação da paridade de gênero em 2020.
“Esse momento é fruto de um trabalho coletivo, de uma construção que começou em 2020, com a implementação da paridade de gênero no sistema da Ordem”, reflete. Ela se refere à Resolução 05/2020 do Conselho Federal da OAB, que estabeleceu a obrigatoriedade de igualdade de gênero nas chapas de eleição da entidade. “Antes disso, em todo o Brasil, tínhamos apenas cinco mulheres à frente de seccionais. Hoje, são seis, três delas no Nordeste.”
O impacto da resolução vai além das estatísticas. Ao garantir a representatividade feminina e cotas raciais, a OAB começou a corrigir uma história marcada pela predominância masculina. No Ceará, onde mais da metade da advocacia é composta por mulheres, Christiane é o rosto da mudança. Mas, como ela faz questão de frisar, esse rosto não está sozinho.
“É uma vitória da advocacia como um todo, que reconheceu a importância dessa representatividade. Nosso objetivo sempre foi trabalhar pelo fortalecimento da advocacia, mas também pela inclusão e diversidade”, pontua.