A Prefeitura de Fortaleza promoveu, nesta terça-feira (27), o Seminário Missão Infância Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará. O prefeito Roberto Cláudio e a primeira-dama Carol Bezerra apresentaram um pacote de ações para o atendimento à primeira infância. O evento reuniu autoridades, gestores e profissionais da área.

Na ocasião, o livro “Fortaleza da Primeira Infância: Construindo a condição humana“, de autoria da primeira-dama Carol Bezerra, foi lançado. “Hoje é um marco. Estamos divulgando diversas ações para fortalecer a vida dos nossos pequenos. As crianças precisam de amor, colo e interação”, afirma Carol. 

A publicação traz um resgate histórico do Programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz. Emocionada, a primeira-dama agradeceu a todos que colaboraram com a obra. “Esse livro é um símbolo da missão de todos nós que militamos pela primeira infância. Nós resgatamos a trajetória de uma missão”. 

Lançado em 2013, o Programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz é uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza para auxiliar o desenvolvimento educacional e psicossocial de crianças em risco de vulnerabilidade social.

Autoridades apresentam novas políticas públicas no âmbito da infância. Foto: Eri Nunes

Expandindo ações 

Novos pactos de políticas públicas voltadas para as crianças foram firmados, com assinatura de termos de compromisso, criação do Comitê Intersetorial da Primeira Infância de Fortaleza e o lançamento da Frente Parlamentar Municipal e Estadual em Defesa das Crianças. Durante o Seminário, também foi apresentado um balanço das ações desenvolvidas no âmbito da infância desde o início da gestão de Roberto Cláudio. 

Segundo o prefeito, cerca de 2.000 crianças são beneficiadas pelo programa Cresça com Seu Filho. “É fundamental estimular o vínculo parental com a criança, a qualidade do estímulo dentro de casa, o olhar e a troca do afeto. Tudo isso é comprovado cientificamente como potente para estimular a linguagem e o desenvolvimento dessas crianças”. 

A primeira-dama do Estado, Onélia Santana, também esteve presente no evento e comentou sobre o investimento realizado. “Esse momento é muito importante para as crianças e famílias de Fortaleza. Gostaria de parabenizar ao prefeito Roberto Cláudio e a primeira-dama Carol Bezerra que tiveram essa sensibilidade de investir em políticas públicas para a infância”. 

>> VEJA TAMBÉM: Roberto Cláudio e Carol Bezerra inauguram o Projeto Leitura na Praça

Confira as fotos do evento, por Eri Nunes.