Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Quais cuidados devemos ter ao usar álcool para higienizar mãos e superfícies

20 ago 2020 | Notícias

Por Redação

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o álcool tornou-se, mais do que nunca, um aliado quando se fala em higienização das mãos, superfícies e ambientes, se não houver como lavá-los com água e sabão. Entretanto, o uso do produto, assim como o de outros inflamáveis, requer cuidados, uma vez que as substâncias contidas nele podem ocasionar queimaduras em adultos e crianças. Ao Site MT, o diretor da Castelo Borges Segurança, Júnior Freitas, listou dicas sobre o que é preciso atentar na hora de manusear o álcool dentro de casa, seja ele em gel ou líquido.

LEIA MAIS >> Sanitização, limpeza e ventilação são essenciais para evitar propagação do novo coronavírus

Saiba como deve ser feita a higienização dos condomínios durante a pandemia

De acordo com ele, como o álcool tem uma capacidade de evaporar com maior facilidade, por isso, recomenda-se no dia a dia a utilização do álcool em gel, porque este tem um tempo maior de aderência/absorção nas mãos e nos pulsos. Já o álcool líquido 70% deve ser utilizado em higienização de objetos.

O diretor da Castelo Borges explica que muitas famílias, cotidianamente, após a utilização de álcool, deixam o recipiente em local de fácil acesso a todos em casa, não imaginando que em algum momento uma criança pode pegá-lo e causar um grave acidente.

A recomendação é utilizar álcool líquido para higienizar superfícies, enquanto nas mãos e pulsos, o indicado é o álcool gel. (Foto: Victor Araújo)

Além disso, afirma Júnior Freitas, é importante ler as instruções e avisos que estão no rótulo dos produtos inflamáveis para saber as características e as formas seguras de manuseio. “Todo produto que você adquirir, leia com bastante atenção quais são as recomendações de segurança, como a temperatura de combustão (explosão); quais locais posso armazenar; e os primeiros socorros que posso realizar”, diz.

Cuidados ao manusear álcool

  • Manipular o álcool líquido ou gel com extremo cuidado;
  • Não utilizar o álcool em gel 70% ao manusear isqueiros, fósforos e até ao cozinhar;
  • Usar uma quantidade moderada, e espalhar homogeneamente até total absorção;
  • Após utilizar o produto, seja em gel ou líquido, deve-se aguardar a completa secagem das mãos antes de realizar qualquer atividade;
  • Armazenar o álcool em local arejado e alto, de preferência com barreiras como chaves ou cadeados, não permitindo o acesso às crianças;
  • Armazenar o álcool longe da cozinha;
  • Não colocar o álcool junto a produtos químicos ou em locais que atinjam temperaturas elevadas

Rotinas de família

Até mesmo no churrasco de domingo, exemplifica Júnior Freitas, é necessário ter cuidados. No lugar de colocar álcool líquido (que é derramado sobre o carvão mineral para aumentar o fogo), é recomendável substituí-lo por óleo vegetal, que tem um risco menor de explosão. “Procure deixar o álcool longe de pontos quentes (fogão, microondas, forno, etc), que podem estar demandando calor de forma contínua e ocorre uma combustão, causando um grave acidente“, destaca.

Ele chama a atenção ainda para nunca misturar um determinado produto inflamável com outro, por mais que o outro frasco esteja seco, porque pode ocorrer que os dois tenham incompatibilidade química. Assim, podem ocorrer algumas reações e, consequentemente, a pessoa estará colocando a vida dela e de outras em risco.

LEIA TAMBÉM >> Como usar maquiagem sem inibir a eficácia da máscara de proteção facial

Júnior Freitas aconselha sobre a necessidade de ventilar o ambiente para evitar o acúmulo de vapores inflamáveis e nocivos à saúde. Ele recomenda, ainda que, caso as pessoas que moram na residência forem viajar, deixem o local com constante ventilação, especialmente se tiver botijão GLP, Gás Natural ou chuveiro elétrico. “Muitos acidentes podem ser evitados, tomando uma pequena ação como esta”, pontua.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE