logo
PUBLIEDITORIAL

Como usar maquiagem sem inibir a eficácia da máscara de proteção facial; veja dicas de especialista

Por Redação
Como usar maquiagem sem inibir a eficácia da máscara de proteção facial; veja dicas de especialista
Os olhos ganham total destaque na maquiagem com máscara de proteção facial, mas a pele também precisa de cuidados para não ficar ressecada. (Foto: Freepik)

A máscara de proteção é um item indispensável atualmente, especialmente para quem já voltou a trabalhar fora de casa ou precisa sair por algum motivo. Mas como fica para quem gosta de estar maquiada? É possível usar maquiagem com máscara ou é preciso deixar a vaidade completamente de lado para cuidar da saúde?

A notícia é boa para as adeptas da make: dá para conciliar as duas coisas. No entanto, algumas recomendações precisam ser observadas para não prejudicar o teor de proteção da máscara, afinal, a saúde vem em primeiro lugar. O que os especialistas desaconselham é o uso de produtos que podem deixar resíduos na máscara, porque isso poderia reduzir a capacidade de proteção.

LEIA MAIS >> Ação ‘Energia Solidária’ doará 200 mil máscaras com estampas de marcas autorais e designers nordestinos

Criadora de automaquiagem para pessoas cegas difunde beleza inclusiva

A maquiadora Aline Carvalho, instrutora de beleza do Senac Ceará, indica “usar produtos mais leves e em menor quantidade“. Ela explica que “quanto mais produto eu colocar no meu rosto e quanto maior for essa quantidade, a facilidade de sair vai ser muito maior”. Portanto, nada de bases e corretivos por baixo da máscara. Nesse caso, produtos que são absorvidos pela pele com mais facilidade são mais recomendados.

E já que boa parte do rosto vai ficar coberta com o item de proteção, a dica de Aline é apostar no olhar. “Sugiro caprichar na make dos olhos, para que eles fiquem mais em evidência nesse momento”. Para conseguir um efeito marcante nessa área, a especialista recomenda o uso de cores mais fortes e cílios postiços, “afinal, os olhos serão mais do que nunca a janela da alma”. 

Saúde da pele

Mas beleza de verdade não pode abrir mão do cuidado. Por isso, Aline também chama atenção para a saúde da pele nesse período. Com o uso da máscara, procedimentos como limpeza e hidratação são ainda mais importantes. “Nossa pele agora fica abafada por muito tempo e quanto mais cuidado tivermos nesse momento, mais saudável ela ficará”, explica. 

A dica de Aline para melhorar a hidratação do rosto é simples: “carregue na bolsa uma água termal e borrife na pele de vez em quando, mesmo se estiver maquiada, isso vai tratar de deixar sua pele muito mais hidratada”. Outra dica para cuidar da saúde e da beleza é apostar em materiais de qualidade. “Produtos de maior qualidade são feitos com matérias-primas melhores e isso tanto torna o resultado da make melhor quanto deixa a pele bem mais saudável”, explica.

Workshop gratuito

E para quem quer aprender as melhores formas de se maquiar, desde a higienização da pele até os tipos de pincéis corretos, passando pela aplicação ideal de cada produto e disfarce de imperfeições, a dica é o workshop Automaquiagem: Dicas e Truques. O workshop, que acontece no dia 5 de agosto, às 16h, pelo YouTube, é oferecido pelo Senac Ceará e será comandado por Aline Carvalho. As inscrições são gratuitas e limitadas, e podem ser feitas no site

Os participantes devem se preparar para o workshop previamente, separando os produtos do seu acervo. Aline já dá a primeira dica: como se trata de uma make para o trabalho, opte por cores de sombra e batons neutros e elegantes, que traduza o seu visual profissional.

Veja também