PUBLIEDITORIAL

Criadora de automaquiagem para pessoas cegas difunde beleza inclusiva

Por Redação
Criadora de automaquiagem para pessoas cegas difunde beleza inclusiva
Themis Briand se tornou nacionalmente reconhecida por sua iniciativa. Para se profissionalizar, ela fará parte da próximo curso de maquiagem no Senac Reference. Foto: Marília Camelo

A amizade de infância entre as cearenses Themis Briand e Thais Frota fez surgir a iniciativa Beleza Para Todos, que há cerca de quatro anos se multiplicou em vídeos na internet e mudou a autoestima de milhares de pessoas com deficiência visual.

Diante do desejo da amiga que queria aprender a se maquiar, Themis encarou o desafio de adaptar os truques de beleza para quem tem baixa ou nenhuma visão. Thaís tem uma doença degenerativa na retina e já havia procurado sem sucesso encontrar cursos de maquiagem com acessibilidade.

LEIA MAIS >> Themis Briand lança primeira coleção de batons em março

Senac Reference é inaugurado com proposta de inovar na educação profissional

Mesmo sem técnicas profissionais, ou produtos com identificação em Braille, Themis conseguiu desenvolver um caminho inédito de beleza inclusiva. 

Foto: Divulgação

“O processo criativo foi realmente usar a empatia. Eu me coloquei no lugar dela para sentir as dificuldades, como a identificação dos produtos através do tato. Para sentir realmente, eu tive que fechar os olhos e ficar em um lugar totalmente escuro”, afirma ela

As duas gravaram a série de vídeos Beleza Para Todos no Youtube, em que explicam o passo-a-passo da maquiagem  com linguagem simples e narração detalhada para as  pessoas com deficiência visual.

Entre as dicas estão identificar cada área do rosto, delimitar a área de aplicação de sombra com fitas adesivas nas laterais das pálpebras, decorar a posição das cores na paleta, desde a mais clara à mais escura, contar a quantidade de aplicações do produto em cada lado do rosto para manter a simetria mesmo sem ver.

“Foi um sucesso, desde o primeiro vídeo, a gente começou a receber feedback positivo da pessoas com deficiência visual. Quando eu vi que funcionou, vi que tinha criado algo único e especial e senti a responsabilidade do compartilhamento daquela informação”, diz Themis.

Foto: Marília Camelo

Com a repercussão, vieram os convites da imprensa e, desde então, as duas já foram capa de jornais, revistas e mostraram as técnicas em rede nacional. Três momentos diante das câmeras e da plateia foram especialmente desafiadoras, lembra Themis.

O primeiro foi a participação ao vivo no Programa É de Casa, da Rede Globo; o segundo a entrevista com o jornalista Pedro Bial, e o terceiro aconteceu em maio de 2018, quando foi escolhida por votação na internet para subir ao palco do TEDx Talks, uma comunidade internacional que propaga histórias inspiradoras em todo o mundo.

“A questão da beleza inclusiva realmente se tornou minha missão de vida, meu objetivo é transformar o mercado e fazer com o que as pessoas se conscientizem cada vez mais. Elas são um mercado que consome, mas são totalmente esquecidas”, defende ela, que lançou neste mês  uma linha de batons adaptados para quem tem deficiência visual.

Profissionalização

Themis Briand é formada em Direito e concursada como oficial da Justiça Federal, essa é sua primeira profissão. A segunda é encorajar as pessoas pelas redes sociais a aumentar sua autoestima com a beleza. Para se aprimorar, ela fará parte do curso de maquiagem que o Senac Reference vai iniciar em março e está com inscrições abertas.

O curso capacita o participante para atuar como maquiador, utilizando técnicas e produtos adequados aos tons de pele, correção das linhas do rosto e realce fisionômico nas diversas ocasiões.

No mês das mulheres, o Senac Ceará realiza campanha de incentivo à profissionalização de mulheres em cursos voltados para cada perfil feminino. Criativas, modernas, ousadas ou comunicativas, cada tipo de personalidade tem uma formação ideal no portfólio de cursos da maior escola profissionalizante do País.

Saiba mais em cursos.ce.senac.br.

Veja também