logo

Skincare do verão: Celina Frota dá dicas de como cuidar da pele

Por Redação
Skincare do verão: Celina Frota dá dicas de como cuidar da pele
Dermatologista Celina Frota orienta como unir tratamentos rotineiros ao uso do protetor solar e alerta para cuidados extras no período de exposição ao sol. (Foto: Reprodução/ Instagram)

Então, é verão. É o momento de aproveitar o sol, refrescar a sensação térmica na praia ou na piscina – ainda com as medidas de proteção devido à pandemia do novo coronavírus – e, principalmente, tratar bem da pele. Para a médica dermatologista Celina Frota, é neste período que os cuidados devem ser reforçados. “Porque a gente tem o aumento da radiação solar e também o aumento da exposição. É essencial reforçar esse cuidado usando fator de proteção solar”, ressalta. 

LEIA MAIS >>> Máscaras caseiras e rotinas de skincare para testar em casa

Thiago Maciel indica roteiro pela ilha de Boipeba, na Bahia

Cinco marcas cearenses de biquínis para quem tem o corpo do verão

Além do protetor solar, que é praticamente requisito antes de se expôr ao sol, a Dra. Celina Frota orienta a reaplicação do filtro a cada duas horas e o uso de chapéus e viseiras, que já têm fator de proteção. “Realmente, a gente tem que ter esse cuidado maior, como tentar não pegar sol no pior horário, que é de 10h às 16h, e aplicar protetor solar trinta minutos antes de sair de casa”, reforça a médica sobre os cuidados que devem ser tomados. 

Para este período, a médica recomenda ainda produtos específicos para acrescentar na rotina de skincare de verão, como antioxidantes, hidratantes e brumas de água termal. “Peço sempre pra evitar os ácidos durante a exposição. Por exemplo, se vai passar uma semana na praia, evita usar o ácido à noite. Vai à praia somente com protetor solar e na volta usa o antioxidante, que é a vitamina com hidratante”, aponta.

Para este período, a médica recomenda ainda produtos específicos para acrescentar na rotina de skincare de verão, como antioxidantes, hidratantes e brumas de água termal. (Foto: Reprodução/ Instagram @useflee)

Dra. Celina Frota reforça que os cuidados são necessários devido aos riscos de câncer de pele, e destaca os cuidados com hidratação e com os lábios. “Os lábios também queimam, então, a gente tem vários protetores em bastão, com FPS acima de 30. E lembrar de reaplicar”, orienta.

Máscaras e compressas

Durante o momento de isolamento social, muitas pessoas aproveitaram o período para apostar em uma rotina de skincare, com o uso de máscaras faciais caseiras e massagens faciais relaxantes.

“As pessoas não estavam expostas ao sol, eram rotinas bem diferentes. O que conseguimos aproveitar desses tratamentos para o verão são os que estavam relacionados a estresse, rosácea, dermatite. Eu recomendo compressas de chá de camomila gelado para acalmar a pele após um dia de sol, um dia na praia”, orienta.

O protetor certo

Há um protetor especial recomendado para todo tipo de pele, seja vistosa ou seca. “O primeiro passo, é saber se a pele tem mancha, se tiver, devemos optar por um fator de proteção mais alto”, explica. A Dra. Celina destaca que os protetores solares com cor são também uma barreira contra luzes visíveis do computador, da lâmpada, entre outras.

Compressas de chá de camomila gelado para acalmar a pele após um dia de sol são recomendadas pela especialista. (Foto: Reprodução/ Instagram @useflee)

“Quem tem rosácea, uma pele sensível, já é um protetor solar mais mineral. Na maioria dos casos, tentar optar para a face, por um protetor solar com cor, porque ele vai te proteger de todos os espectros, de todas as radiações, UVA, UVB, luz visível e também proteção para infravermelho, que é o calor, que mancha a pele”, esclarece.

Para o corpo, a orientação segue em investir em filtros com proteção a partir de 30. “ Eu sempre opto por livres de parabenos e lembrar de reaplicar a cada duas ou três horas”, finaliza

Veja também